AUDIÊNCIA PÚBLICA

Seca do Córrego Barreiro traz problemas para moradores

Aumento da fiscalização e implantação de parque linear foram compromissos firmados com a população

terça-feira, 20 Outubro, 2015 - 00:00
Aumento da fiscalização e implantação de parque linear foram compromissos firmados - Foto: Rafa Aguiar

Aumento da fiscalização e implantação de parque linear foram compromissos firmados - Foto: Rafa Aguiar

O nível dos reservatórios de água que abastecem Belo Horizonte está baixo, o que coloca em risco a segurança hídrica da região. De acordo com a Copasa, o reservatório Serra Azul, que apresenta o nível de água mais baixo do Sistema Paraopeba, estava em 7,6% no dia 20 de outubro, já o nível do Rio Manso estava em 33% na mesma data. Diante dessa situação, a preservação dos recursos hídricos da capital tem sido uma preocupação constante da Câmara Municipal, que realizou nesta terça (20/10), por meio da Comissão de Saúde e Saneamento, audiência pública para discutir a situação do Córrego Barreiro, que, por estar seco, vem trazendo prejuízo aos moradores da região.

O vereador Veré da Famácia (PSDC), que é morador do Barreiro e solicitou a audiência pública, afirmou que as poças de água formadas em decorrência da seca do córrego tem preocupado a população, que teme o aumento do número dos casos de dengue.

Outras pessoas que residem nas proximidades do córrego também reclamaram da situação atual. Elas cobraram a implantação de uma rede de esgoto, já que, atualmente, os dejetos são jogados diretamente no córrego. Além de prejudicar a fauna e a flora da região, a falta da rede de esgoto faz com que, em períodos de seca como o atual, fezes fiquem paradas na área do córrego, provocando mau cheiro e problemas de saúde pública. Já na época de chuvas fortes, é comum que os dejetos retornem para dentro das residências em decorrência da forte pressão d’água.

Proteção de mananciais e rede de esgoto

Como soluções para o problema, o vereador Veré da Farmácia sugeriu uma série de medidas a serem tomadas pelo poder público, como a implementação do Sistema Integrado de Proteção de Mananciais (SIPAM) em toda a capital. O seu objetivo é proteger e recuperar os mananciais por meio de medidas como: plantio de mudas de espécies nativas para recuperação de vegetação em áreas ciliares; cercamento de nascentes para proteção dos cursos d’água em sua origem; construção de fossas sépticas; e oficinas de educação ambiental.

Outra ação sugerida pelo parlamentar foi a retomada do Programa Caça-Esgoto, da Copasa, no córrego Barreiro. O programa tem por objetivo identificar e eliminar todos os lançamentos indevidos de esgoto em redes pluviais e córregos, direcionando-os para as Estações de Tratamento. A medida propiciaria condições sanitárias adequadas às populações que convivem com odores fétidos, provenientes de lançamentos indevidos, bem como minimizaria riscos epidêmicos oriundos do estado de degradação dos corpos d’água.

Veré da Fármacia também entrou em contato com o vice-prefeito Délio Malheiros para propor a implantação de um “Corredor Verde”, que acompanharia o Córrego Barreiro até o Parque Ecológico Roberto Burle Marx, também conhecido como Parque das Águas. A ideia, que foi bem recebida pelo vice-prefeito, prevê a recomposição da flora no entorno do córrego.

Vazão mínima residual e parque linear

Breno Lasmar, que é diretor de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês de Bacia do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM-MG), informou que o Instituto irá agir para verificar o que tem motivado a seca do córrego: se ela é causada por razões naturais, ou se está ocorrendo uma captação d’água superior àquela estipulada pela legislação, impedindo a vazão mínima residual do córrego necessária para manter o ecossistema aquático e o seu uso pelos moradores da região. De acordo com Breno, caso a fiscalização constate descumprimento da legislação em vigor, os responsáveis serão punidos.

O gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Weber Coutinho, afirmou que a fiscalização do IGAM será fundamental para auxiliar na solução dos problemas relacionados ao córrego. Além disso, o gerente anunciou que será implantado um parque linear às margens do Córrego Barreiro, que contará com academia de ginástica a céu aberto, pista de cooper, recuperação da flora e cercamento da área. De acordo com ele, ao se apropriarem da área pública por meio do uso do parque, os moradores irão empenhar-se cada vez mais na preservação do espaço.

Atendendo à solicitação da comunidade do Barreiro, Veré da Fármacia afirmou que irá requerer a realização de uma visita técnica ao Córrego Barreiro, para que representantes da prefeitura, da Copasa, do IGAM, da comunidade e da Câmara Municipal possam dar continuidade aos esforços de revitalização do curso d’água.

Veja o vídeo completo.

Superintendência de Comunicação Institucional