AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reunião vai debater campanha salarial de servidores da educação

Prefeitura de BH ofereceu 2,8% de reajuste para 2016. Categoria reivindica 25%

terça-feira, 6 Outubro, 2015 - 00:00

A Câmara de BH vai receber servidores da rede municipal de ensino na próxima quinta-feira (8/10), às 9h. Eles participarão de audiência da Comissão de Administração Pública, que vai tratar da proposta de reajuste salarial para professores e outros profissionais do setor. De acordo com dados divulgados pela prefeitura no final de setembro, a proposta do Executivo é conceder um reajuste de 2,8% a todos os servidores a partir de janeiro de 2016. Requerida pelo vereador Gilson Reis (PCdoB), a reunião será realizada no Plenário Helvécio Arantes.

Para o proponente da audiência, o percentual oferecido pela PBH não atende às necessidades dos trabalhadores. “Se levarmos em conta o avanço da inflação, que pode ficar na casa dos 10%, o aumento sugerido vai fazer como que ocorra perda salarial para os servidores”, lamentou Gilson Reis. Ainda de acordo com o parlamentar, a tímida proposta de reajuste chega em um momento no qual a prefeitura gasta com pessoal menos do que a Lei de Responsabilidade Fiscal permite e também quando o governo registra aumento da receita, em decorrência da ampliação da carga tributária e da cobrança de taxas.   

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública de BH (SindRede-BH), a categoria reivindica reajuste salarial de 25% para servidores da ativa e aposentados, além da oferta de vale refeição de R$ 30 e de vale cultura mensal no valor de R$ 100.

A reunião será aberta ao público. Dentre outros, foram convidados para a audiência representantes das Secretarias Municipais de Educação; de Planejamento, Orçamento e Informação; de Governo e Adjunta de Gestão Administrativa, além de membros do SindRede-BH, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) e da Central Única dos Trabalhadores, dentre outros.

Superintendência de Comunicação Institucional