VISITA TÉCNICA

Restaurante Popular do Barreiro será vistoriado por vereadores

Comissão vai conferir denúncias de problemas estruturais na unidade

terça-feira, 6 Outubro, 2015 - 00:00
Usuários apontaram problemas estruturais na maior unidade do Restaurante Popular, localizado no Barreiro (Foto: Portal PBH)

Usuários apontaram problemas estruturais na maior unidade do Restaurante Popular, localizado no Barreiro (Foto: Portal PBH)

Atendendo denúncias feitas por usuários, referentes às condições estruturais do equipamento, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica à unidade IV do Restaurante Popular, na Regional Barreiro. Solicitada pelos vereadores Adriano Ventura (PT) e Pedro Patrus (PT), ambos integrantes do colegiado, a verificação das instalações e funcionamento do Restaurante Popular Dom Mauro Bastos, localizado à Av. Afonso Vaz de Melo, 1001, entre o Batalhão da PM e a PUC Minas, será na quinta-feira (8/10), a partir das 10h.

Inaugurada em maio de 2010, a unidade do Barreiro, denominada Restaurante Popular Dom Mauro Bastos, foi o quarto equipamento do gênero a ser implantado na capital e projetado para ser um dos maiores do Brasil, com três pavimentos e capacidade de atender cerca de 3.500 pessoas por dia. Além do fornecimento de alimentação balanceada a baixo custo, o local costuma ser palco de apresentações culturais, como espetáculos de teatro, música, dança, mostras e exposições de interesse da comunidade. Em julho de 2013, por iniciativa dos funcionários, foi inaugurada uma biblioteca com espaço para leitura anexo ao restaurante, também aberto aos frequentadores.

Risco de contaminação

No entanto, segundo Patrus, reclamações e denúncias referentes à Unidade IV começaram a chegar aos vereadores a partir da visita técnica realizada pela comissão ao Restaurante Popular II, na Região Hospitalar, para verificar o andamento das obras de reforma. Nas discussões que se seguiram, nas quais foi ressaltada a importância desses equipamentos especialmente para os trabalhadores e segmentos mais vulneráveis da população, como as pessoas em situação de rua, foram apontados problemas infraestruturais no Restaurante do Barreiro, incluindo equipamentos elétricos e instalações hidráulicas em más condições, expondo os alimentos ao risco de contaminação.

Para verificar in loco as instalações do espaço e ouvir funcionários e usuários, os vereadores da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor farão uma visita de inspeção ao equipamento, após a qual deverão ser encaminhados pedidos de informação e indicações de medidas à prefeitura para correção das eventuais deficiências.

Superintendência de Comunicação Institucional