AUDIÊNCIA EXTERNA

Comissão vai discutir violência na região do Padre Eustáquio

Encontro será realizado na noite desta quarta (7/10) em uma escola pública do bairro

segunda-feira, 5 Outubro, 2015 - 00:00
Vereadores, autoridades e representantes dos moradores se reunirão na Escola Estadual Padre Eustáquio, na Rua Cesário Alvim

Vereadores, autoridades e representantes dos moradores se reunirão na Escola Estadual Padre Eustáquio, na Rua Cesário Alvim

Preocupada com o crescimento dos índices de roubos e crimes violentos no Bairro Padre Eustáquio, incluindo assaltos com vítimas fatais, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública na próxima quarta-feira (07/10) com a finalidade de discutir a situação de insegurança vivida pelos moradores e trabalhadores da região. Requerido pelo vereador Gilson Reis (PCdoB) e aberto à participação de todos os interessados, o debate abordará a adoção de medidas de prevenção e possíveis melhorias da segurança no local a partir das 19h, na Escola Estadual Padre Eustáquio, à Rua Cesário Alvim, 927.

No último dia 2 de setembro, uma reunião promovida por Reis em seu escritório no Padre Eustáquio para tratar dos índices de violência na região, com portas abertas para receber a comunidade, foi invadida por assaltantes armados, que roubaram celulares, joias, alianças e outros pertences do vereador, assessores e convidados, confirmando as denúncias de aumento do índice da ação de criminosos na região. “Já há algum tempo estamos denunciando a falência da segurança pública em Minas Gerais, tanto da PM quando da Polícia Civil, da Inteligência. O crime está tomando conta do estado, estamos vulneráveis, não tem ninguém livre disso; precisamos discutir medidas cabíveis para caminhar para uma situação melhor”, desabafou Reis, que nasceu e reside no bairro, a um jornal da cidade.

Alguns dias depois, o parlamentar se reuniu com o comando do 34° Batalhão da Policia Militar e obteve alguns acordos para aumentar a segurança nos Bairros Caiçara, Carlos Prates e Padre Eustáquio. Entre as principais medidas, foi encaminhado o aumento do patrulhamento da região por motocicletas, consolidação da Rede de Vizinhos Protegidos e a realização de uma reunião com a comunidade local. A audiência pública foi agendada para o próprio bairro e em período noturno, facilitando a participação dos interessados.

Convidados

Para debater o assunto com vereadores, moradores e comerciantes da região, a comissão convidou o comando da Polícia Militar e a chefia da Polícia Civil de Minas Gerais; 1° Departamento de Polícia Civil, responsável pela área; Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção a Pessoa; Departamento de Investigação Antidrogas; Secretaria de Estado de Defesa Social; Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial; Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG; e Associação dos Moradores e Empreendedores (AME) Padre  Eustáquio.

Superintendência de Comunicação Institucional