REUNIÃO PLENÁRIA

Vereadores destacam eventos e datas comemorativas na cidade

Foi celebrada a possibilidade de reconhecimento do conjunto arquitetônico da Pampulha como patrimônio da humanidade

sexta-feira, 4 Setembro, 2015 - 00:00
Vereadores de BH lembraram datas comemorativas e eventos importantes que movimentam BH neste fim de semana (Foto: Bernardo Dias)

Vereadores de BH lembraram datas comemorativas e eventos importantes que movimentam BH neste fim de semana (Foto: Bernardo Dias)

Lançamento da frente nacional da esquerda, conferência municipal da mulher, aniversário do Mineirão, da Fundação Clóvis Salgado e do Bairro Cabana. O pinga-fogo da reunião ordinária desta sexta-feira (4/9) foi marcado por referências a eventos e datas comemorativas importantes para a capital mineira. Parlamentares e população belo-horizontina foram convocados a manifestar-se nas redes sociais pelo reconhecimento da Pampulha como patrimônio da humanidade. A reunião foi encerrada antes da apreciação da pauta, por insuficiência de quórum.

Abrindo o pinga-fogo, Juliano Lopes (PTC) defendeu a categoria dos árbitros de futebol, da qual faz parte. E destacou a falta de investimentos no setor, desproporcional ao faturamento de clubes e federações com a venda de ingressos, patrocínios e direitos de transmissão das partidas. O vereador lembrou que erros fazem parte do esporte, tanto dos atletas quanto dos árbitros, e assegurou rigor dos pré-requisitos exigidos para o desempenho da função. Lopes lamentou o “fanatismo” demonstrado na manifestação de um cronista esportivo da cidade, que desejou a um “câncer” a um profissional da categoria.

Palácio das Artes e Pampulha

Arnaldo Godoy (PT) comemorou a aprovação do Plano Municipal de Cultura (PMC) na reunião plenária da última terça-feira (1º/9) e a contribuição do parlamento para o aperfeiçoamento da matéria. Autor de emenda incorporada ao texto, que estabelece metas e a serem atingidas, Godoy defendeu sua incorporação ao Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) e à Lei de Orçamento Anual (LOA), garantindo a efetivação das ações e políticas definidas no PMC. O vereador também mencionou a comemoração dos 45 anos da Fundação Clóvis Salgado, na qual representará a Câmara Municipal.

Destacando a importância do Palácio das Artes para a capital mineira como “espaço de encantamento, beleza, encontro e reflexão”, Godoy lamentou o baixo acesso das populações da periferia e das classes populares ao equipamento. O parlamentar relatou instâncias que vêm sendo feitas junto a gestores e secretários municipais no sentido de promover e estimular projetos que atinjam esses públicos, incentivando sua frequência nos espaços e atividades culturais da cidade, inclusive por meio do passe livre no transporte coletivo.

Mencionando encontros recentes com a Prefeitura de BH e órgãos do patrimônio histórico e artístico em âmbito nacional e estadual (IPHAN e IEPHA), o vereador reforçou a luta pelo reconhecimento do conjunto arquitetônico e paisagístico da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ressaltando o orgulho dos belo-horizontinos em relação ao patrimônio, cuja valorização atrairá investimentos e turismo para a capital, Arnaldo Godoy solicitou aos colegas e a todos os artistas, intelectuais e trabalhadores de BH que se manifestem pela causa nas redes sociais.

Direitos da mulher

Única vereadora da Casa, Elaine Matozinhos (PTB) defendeu a igualdade, a garantia de direitos e a maior participação da mulher em todos os setores da sociedade, especialmente na política. Cobrando ações e políticas públicas voltadas ao segmento, além de “coragem, vontade e determinação” para romper a “cultura patriarcal e machista” em que vivemos, a ex-delegada e uma das fundadoras da Delegacia da Mulher em BH informou os presentes sobre a realização da IVª Conferência Municipal da Mulher, que acontece em BH e outros 229 municípios mineiros, antecedendo as conferências estadual e nacional sobre o tema.

Mineirão faz 50 anos

Os 50 anos do Estádio Magalhães Pinto, o Mineirão, foram lembrados na fala do vereador Lúcio Bocão (PTN). Destacando as grandes emoções vividas no gramado e arquibancadas, ao sabor do feijão tropeiro e do picolé, o parlamentar lembrou a visita que os vereadores farão ao local no dia (13/9), a fim de verificar as condições do trânsito e estacionamentos. Também abordando o assunto, Pedro Patrus (PT) recordou os tempos em que o estádio era frequentado por trabalhadores e suas famílias, lamentou a “elitização” e a atual restrição ao acesso dos mais pobres, devido ao alto preço dos ingressos.

Lúcio Bocão também comentou o “aniversário” de 53 anos do Bairro Cabana, que será celebrado no próximo domingo (6/9) na Igreja São Geraldo, considerada um “importante espaço de resistência” da comunidade local.

Frente nacional da esquerda

O representante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Casa, Gilson Reis, comemorou a realização do grande encontro que acontece neste sábado (5/9) em Belo Horizonte para o lançamento da Frente Nacional Brasil Popular. De acordo com ele, o evento reunirá na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, das 9h às 18h, nomes como Luís Inácio Lula da Silva e João Pedro Stédile, além de parlamentares, líderes sindicais e movimentos sociais empenhados em avançar nas políticas de saúde, educação, geração de emprego e renda, “construindo a esperança” para o país.
 
Assista ao vídeo na íntegra.
Superintendência de Comunicação Institucional