TV CÂMARA

Educação inclusiva e mercado de trabalho na crise, em pauta

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 30 Setembro, 2015 - 00:00

Nesta semana, a TV Câmara vai colocar em pauta a educação inclusiva, que tem como base acolher a todos os alunos dentro de um mesmo sistema de ensino. O assunto é tema do Câmara Debate, com estreia nesta quinta-feira (1º/10). Já o Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta (2/10), traz a discussão sobre números recentes que revelam a desaceleração da economia brasileira e o avanço da taxa de desemprego.

O artigo 208 da Constituição Brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais é crime.

A legislação também obriga as escolas a terem professores de ensino regular preparados para ajudar alunos com necessidades especiais a se integrarem nas classes comuns. Ou seja, uma criança portadora de deficiência não deve ter que procurar uma escola especializada. Ela tem direito a cursar instituições comuns, e é dever dos professores elaborar e aplicar atividades que levem em conta as necessidades específicas dela.

Com apresentação do jornalista Kemil Acib, o Câmara Debate convida nesta semana o vereador, Pelé do Vôlei (PTdoB), a representante da Federação das Apaes, Maria do Carmo Menicucci, a professora da PUC Minas, Nivânia Melo e a coordenadora da ONG Crepúsculo, Luciane Kattaoui.

O programa também vai ao ar no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O IBGE divulgou, no início deste  mês, os números sobre a produção industrial no país e, mais uma vez, os números mostram a economia desacelerando. A produção da indústria teve uma queda grande, de 1,5%, em um mês, de junho para julho. Essa queda é o pior resultado mensal dos últimos seis anos. Uma das consequências mais dramáticas da crise na indústria está no emprego. O Brasil fechou o segundo trimestre com taxa de desemprego geral da economia de 8,3%.

O número de desempregados cresceu também porque aumentou o número de pessoas que estavam fora do mercado e que agora estão à procura de um emprego. Muitos jovens também decidiram diminuir o tempo dedicado aos estudos e sair em busca de um emprego para ajudar em casa.

Para discutir o assunto, a jornalista Laíse Souza recebe a vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas Gerais, Magda Cotta, a analista de finanças do Sebrae-MG, Beatriz de Carvalho e o vereador Heleno (PHS).

O Câmara Entrevista estreia nesta sexta, às 18h, e tem reprises no sábado, nas terça e na quinta-feira, às 6h30, e no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional