VISITA TÉCNICA

Comissão vai à Venda Nova verificar obras em maternidade

Objetivo é verificar andamento dos trabalhos para instalação da nova unidade

quarta-feira, 30 Setembro, 2015 - 00:00
O objetivo é retomar as obras para instalação da nova unidade - Foto: Jornal O tempo

O objetivo é retomar as obras para instalação da nova unidade - Foto: Jornal O tempo

A Comissão de Saúde e Saneamento vai verificar in loco o andamento das obras da Maternidade Leonina Leonor, em Venda Nova, fechada desde 2009. A visita acontecerá no próximo sábado (3/10), às 9h, na Avenida Padre Pedro Pinto, 175. O assunto já foi discutido em audiência pública na semana passada (22/9), quando foi formada uma comissão composta por vereadores e sociedade civil para discutir o problema com o Executivo. O projeto da nova maternidade propõe a implantação de um modelo de assistência ao parto mais humanizado, que respeite as escolhas e o protagonismo da mulher. 

Em audiência pública realizada pela comissão em 22 de setembro deste ano, mães, gestantes, profissionais da saúde e outras mulheres ativistas pelo parto humanizado, mobilizadas com a hashtag #NasceLeonina,  cobraram informações e medidas do poder público. Na oportunidade, foi estabelecida uma comissão com o objetivo de buscar, junto aos secretários de Saúde do Município e do Estado, a viabilização da instalação da nova unidade. A proposta do grupo de trabalho, que reúne ativistas de diversas ONGs e movimentos, além de enfermeiros e médicos, foi discutir o melhor modelo de assistência a ser implantado, avaliando, inclusive, hospitais de referência a que a maternidade poderá estar vinculada.

Apoiando o movimento e a assistência humanizada ao parto e ao parto normal, o requerente da audiência e da visita técnica, vereador Gilson Reis (PCdoB), salientou que a maternidade tem capacidade para atender até 300 pacientes por dia, aguarda inauguração desde 2009, deixando de prestar um importante serviço à região e seu entorno.

Superintendência de Comunicação Institucional