ASSISTÊNCIA À TERCEIRA IDADE

Usuários pedem melhorias nos programas de atenção ao idoso

Programas Vida Ativa e Academia a Céu Aberto foram debatidos em audiência

quinta-feira, 20 Agosto, 2015 - 00:00
Em audiência pública, Usuários pedem melhorias nos programas de atenção ao idoso. Foto: Mila Milowski

Em audiência pública, Usuários pedem melhorias nos programas de atenção ao idoso. Foto: Mila Milowski

Idosos usuários de programas desenvolvidos pela prefeitura, como o Vida Ativa e o Academia a Céu Aberto, foram ouvidos em audiência pública realizada nesta segunda-feira (20/8) pela Câmara de BH. Eles avaliaram a funcionamento dos programas, relataram pontos positivos e reivindicaram melhorias no atendimento. As intervenções vão orientar o trabalho da Câmara e da PBH na realização de esforços para estimular a melhoria dos programas. Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a audiência foi promovida pela Comissão de Educação, Ciência, Cultura, Tecnologia, Desporto, Lazer e Turismo.

De acordo com Prefeitura de Belo Horizonte, o programa Vida Ativa executa políticas de esporte e lazer para a população a partir de 50 anos. Ele oferece ao adulto e ao idoso atividades físicas e lúdicas diversas através da atuação em núcleos e instituições de longa permanência, eventos de impacto, e apoio a entidades e comunidades. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida do público alvo, por meio da promoção do esporte e do lazer. Já as Academias a Céu aberto disponibilizam equipamentos para a prática de exercícios ao ar livre, em praças e espaços públicos. Os dois programas são geridos pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Conceição Villarinhos, usuária do Vida Ativa, relatou que o programa oferece à comunidade oportunidade para a realização de atividades físicas e de lazer que repercutem diretamente no bem estar e na saúde dos participantes, além de ser um importante espaço de convivência e socialização. Apesar da avaliação positiva, ela se queixou da falta de equipamentos de ginástica adequados e de problemas de infraestrutura. Servidores que atuam no programa, relataram, ainda, limitações orçamentárias, que conduzem, em muitos casos, à falta de material esportivo e insuficiências no quadro de pessoal.

No tocante ao programa Academia a Céu Aberto, o vereador Adriano Ventura destacou a relevância do equipamento para a qualidade de vida em diferentes comunidades do município, sobretudo em ambientes em que os espaços para esporte e lazer são mais escassos. O vereador exibiu, no entanto, imagens que dão conta da existência, em diferentes pontos da cidade, de aparelhos de ginastica danificados, bem como da falta de limpeza e conservação. Outra crítica apresentada pelo parlamentar é relativa à distribuição desigual das academias no território. Segundo ele, alguns bairros não contam com academias públicas, enquanto outros contam com mais de um equipamento, em locais situados próximos uns dos outros.

Os vereadores Pelé do Vôlei (PTdoB) e Juliano Lopes (PTC), que possuem trajetória no campo dos esportes, também elogiaram o programa desenvolvido pela prefeitura, destancando os benefícios que eles trazem para a qualidade de vida dos usuários. Eles defenderam, no entanto, a contratação de profissionais da educação física para o acompanhamento das atividades realizadas nas academias, de modo a evitar a ocorrência de lesões entre os usuários.

Ações da PBH

Representando a Prefeitura de Belo Horizonte, Célio de Cássio Moreira, secretário adjunto de Lazer, lembrou que centenas de Academias a Céu Aberto estão funcionamento na cidade e que um dos objetivos da prefeitura é garantir a construção de uma unidade em cada bairro da capital. Com relação os alegados problemas de limpeza e conservação, ele informou que a PBH realiza vistorias periódicas aos equipamentos e que vai trabalhar para intensificar os trabalhos de conservação e limpeza.

O secretário reconheceu que limitações orçamentárias existem e que elas podem ter reflexo na execução dos programas. Já Reledy Maia, gerente de Programa de Desenvolvimento e Lazer da PBH lembrou que, para além das limitações orçamentárias, questões administrativas e procedimentos legais tornam menos ágil o processo de contratação de profissionais, dificultando a reposição de mão de obra no programa Vida Ativa.

A respeito da ausência de educadores físicos nas Academias da Cidade, a secretaria esclareceu que a ergonomia dos aparelhos de ginástica foi pensada de modo a evitar a ocorrência de lesões. Além disso, campanhas de educativas, com distribuição de material explicativo são realizadas junto ao público do programa e placas informativas estão instaladas nos locais, de modo a fornecer orientação sobre o modo correto de uso dos aparelhos, com vistas a afastar o risco de lesões.  

Orçamento

Frente aos problemas orçamentários apontados na audiência, o vereador Adriano Ventura propôs a criação de um grupo intersetorial focado na discussão de políticas para fortalecer os dois programas. O objetivo é construir, a partir das reflexões do grupo, mecanismos para incidir no orçamento municipal – votado anualmente pela Câmara – de modo a garantir uma maior destinação de recursos ao Vida Ativa e às Academias da Cidade.

Ainda como encaminhamento, o vereador informou que vai propor a criação de relatório a ser encaminhado à prefeitura com sugestões de melhorias nos dois programas, além de realizar visitas para conhecer a situação de funcionamento deles, em diferentes partes da cidade.

Assista ao vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional