TV CÂMARA

Uso de drones e aniversário do Mineirão são os temas da semana

Os programas vão ao ar nos canais 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 26 Agosto, 2015 - 00:00

Você sabe o que é um drone? É todo e qualquer tipo de aeronave não tripulada que é controlada a distância por meios eletrônicos. Cada vez mais em alta, esses “objetos voadores” estarão em pauta no programa Câmara Debate desta quinta-feira (27/8), às 18h. Já o programa Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta-feira (28/8), às 18h, vai falar da comemoração de 50 anos do Mineirão.

Já imaginou um “aviãozinho” voando sobre sua casa e filmando tudo que acontece no seu quintal? Ou então monitorando a situação do trânsito nas principais via da sua cidade? E quem sabe até levando uma encomenda para alguém. Bom, situações assim já são possíveis hoje graças à utilização dos drones. Estes “robozinhos” voadores estão cada dia mais comuns e o atual desafio destes equipamentos não é o tecnológico e sim o de possibilitar a interação deles com o ambiente e, dessa forma, inserir o “robô” na sociedade de forma segura.

Os drones foram idealizados para fins militares, inspirados nas bombas voadoras alemãs e nos “inofensivos” aeromodelos rádio controlados. O número de drones espalhados pelo mundo cresce de forma exponencial, impulsionado pela variedade de modelos, dos mais simples, aos mais tecnológicos, capazes de registrar imagens com altíssima qualidade e percorrer grandes distâncias, com apenas uma carga de bateria. Porém, esses voos ainda geram muitas discussões. Nos Estados Unidos, por exemplo, há uma lei sendo debatida sobre o uso desse tipo de aparelho e as implicações legais para os usuários que descumprirem as normas. França e Reino Unido já têm suas leis regulamentando o voo de drones. No Brasill, a regulamentação esbarra em dois grandes empecilhos: a privacidade, por conta das câmeras presentes nos dispositivos, e a segurança.

Será que eles são necessários para segurança e monitoramento ou podem ser considerados invasivos, indiscretos e perigosos? Para discutir essas questões foram convidados para participar do programa o engenheiro de telecomunicações, José Lúcio Balbi, o advogado especialista em direito aeronáutico, Daniel Armond, o professor associado do departamento de engenharia eletrônica da UFMG, Leonardo Torres, e o vereador Coronel Piccinini (PSB). O programa será reprisado no domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e sábado e terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

O maior estádio de Minas Gerais e o quinto maior do país em capacidade de público, completará 50 anos no dia 5 de setembro e o programa  de entrevistas da Câmara Municipal irá conversar com personagens importantes que contribuíram com a história do Estádio: jogadores dos dois maiores rivais do futebol mineiro, narradores que fazem as torcidas vibrarem na hora dos gols e o vereador Heleno (PHS), que além de avaliar o “Gigante da Pampulha” de antigamente e de hoje, também contará algumas de suas histórias.

Inaugurado em 5 de setembro de 1965, o Estádio Governador Magalhães Pinto nasceu com capacidade de público inferior apenas à do Maracanã, no Rio de Janeiro. Protagonista da ascensão de Atlético e Cruzeiro no cenário esportivo nacional, logo o Mineirão foi “adotado” pelas duas torcidas e se tornou um patrimônio afetivo dos mineiros.  A inauguração foi marcada por um amistoso entre a Seleção Mineira e o River Plate, da Argentina. Com um público de 73.201 torcedores, a inauguração contou com música, fogos e paraquedistas.

Para comemorar a data, vários eventos serão realizados durante todo o dia no estádio. A programação começará as 9h com uma corrida de cinco quilômetros no interior do estádio. Logo em seguida começarão os shows nos palcos montados na esplanada do Mineirão que terão atrações como Tianastácia e César Menotti e Fabiano.

Para discutir o assunto, o Câmara Entrevista convidou os ex-jogadores e os narradores dos jogos do Atlético Mineiro e do Cruzeiro, Alberto Rodrigues Lima (vibrante), Willy Fritz Gonser (Willy Gonser) e o vereador Heleno. O programa tem reprises sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional