SAÚDE E SANEAMENTO

PL propõe assistência de fisioterapeutas 24 horas em UTIs

Acesso de animais domésticos em parques, praças e ambientes abertos ao público também esteve em pauta

terça-feira, 25 Agosto, 2015 - 00:00

A fisioterapia aplicada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pode reduzir em até 40% o tempo de internação do paciente, segundo estudos. Essa é a proposta do Projeto de Lei 1573/2015, que recebeu parecer favorável, em 1º turno, da Comissão de Saúde e Saneamento em reunião realizada nesta quarta-feira (25/8). O colegiado ainda aprovou pedido de informação sobre proposta que permite acesso de animais domésticos em parques e lugares afins.

Segundo o autor do PL 1573/15, vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que é fisioterapeuta, nessas unidades de tratamento muitas vezes os pacientes permanecem por bastante tempo e “trabalhar os músculos” é de extrema importância para a melhora do quadro médico e ao mesmo tempo evita problemas futuros. De acordo com Gontijo, a fisioterapia na UTI atua ainda como medida preventiva ou como tratamento de diversas doenças cardiopulmonares, além dos problemas circulatórios e musculares. Seu trabalho reduz a possibilidade de complicações clínicas na vida do paciente interno. O profissional responsável por aplicar a fisioterapia na UTI utiliza técnicas que garantem o exercício físico ideal para os diferentes momentos do tratamento do paciente.

Os vereadores presentes votaram ainda a favor do pedido de informação por escrito a respeito do Projeto de lei 1303/2014, de autoria do vereador Léo Burguês de Castro (PSL), que permite acesso de animais domésticos em parques e lugares afins. Segundo o autor do projeto, “ a cidade precisa de uma regra única que proíba ou autorize a permanência em todos os parques, praças ou ambientes abertos ao público”, já que há exemplos de lugares que aceitam animais domésticos e outros não.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Bim da Ambulância (PSDB), Dr. Nilton (Pros), Veré da Farmácia (PSDC) e Márcio Almeida (PRP).

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional