AUDIÊNCIA PÚBLICA

Falta de suporte aos pacientes vindos do interior será tema de debate

Parlamentares e convidados discutirão medidas para garantir melhores acomodações aos usuários do SUS

sexta-feira, 31 Julho, 2015 - 00:00
Parlamentares discutirão medidas para garantir melhores acomodações aos usuários do SUS - Foto: Marcos Santos USP Imagens

Parlamentares discutirão medidas para garantir melhores acomodações aos usuários do SUS - Foto: Marcos Santos USP Imagens

Diante da redução no número de leitos e unidades hospitalares no interior do estado e região metropolitana de Belo Horizonte, é crescente a demanda por atendimento de saúde na capital. No entanto, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que procuram a capital para atendimentos especializados têm sofrido com a precariedade na estrutura para recebê-los na cidade. Faltam acomodações para pernoite, espaços reservados para estacionamento dos ônibus, micro-ônibus e vans fretados, assim como locais apropriados para pacientes e acompanhantes fazerem suas refeições e higiene. Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor discutirá o tema na próxima terça-feira (4/8), a partir das 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Pablo César “Pablito” (PV) explica que a intenção é debater a situação das pessoas que são trazidas a Belo Horizonte para realização de procedimentos médicos, mas não recebem suporte das prefeituras de suas cidades de origem e nem dos órgãos responsáveis na capital.

Levantamento feito pelo Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (CNES) detectou que, entre janeiro de 2006 e janeiro de 2015, houve uma redução de quase cinco mil leitos nos hospitais que atendem à rede do SUS. Em BH, o corte de verbas para a realização de cirurgias eletivas também estaria contribuindo para o gargalo no serviço de saúde. O parlamentar destaca que, desde o início de julho, a PBH não cadastra novos pacientes para a realização desses procedimentos, lembrando que 40% das cirurgias eletivas realizadas na capital atendem a pacientes vindos de outros municípios.

Convidados

Para debater o tema, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Saúde, da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, da FHEMIG, da BHTRANS, da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital das Clínicas, do Hospital Mário Pena e de casas de apoio que recebem pacientes do interior.

Superintendência de Comunicação Institucional