TV CÂMARA

Campeã de reclamações no Procon, telefonia está na pauta desta semana

Já o programa de entrevistas avalia crescimento do turismo na capital

quarta-feira, 29 Julho, 2015 - 00:00
Campeã de reclamações no Procon, telefonia celular é pauta no Câmara Debate. Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Campeã de reclamações no Procon, telefonia celular é pauta no Câmara Debate. Foto: Marcos Santos/ USP Imagens

Destaque entre as principais reclamações registradas no Procon-BH e no Instituto  Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), os problemas com operadoras de telefonia celular e serviços de internet têm sido tema de debate entre os parlamentares. Objeto de audiência pública no último mês de junho, o assunto volta à pauta nesta semana, em edição inédita do Programa Câmara Debate, que vai ao ar na quinta-feira (30/7), às 18h, com reprises diárias. Já o programa Câmara Entrevista, que estreia na próxima sexta-feira (31/7), às 18h, traz informações sobre o crescimento do turismo na capital mineira e mudanças na legislação que buscam fomentar o setor. Os programas da TV Câmara são veiculados no canal 11 a cabo e na frequência digital aberta 61.4, além de estarem disponíveis no portal da CMBH.

Cada dia mais presente na vida dos brasileiros, o telefone celular já não atende apenas às demandas por ligações, mas também a uma infinidade de funções como acesso à internet, calendário de atividades, registros fotográficos, edição de vídeo e compartilhamento digital de informações. Diante de tantas funcionalidades, o uso do aparato tem sido cada vez maior. No Brasil, registram-se mais linhas telefônicas celulares do que habitantes. Porém, na mesma velocidade em que cresce a telefonia, crescem também as reclamações. Entre as campeãs, destacam-se a falta de sinal, a lentidão na rede de dados e as cobranças indevidas por deslocamento (roaming). Sem retorno positivo das operadoras do serviço, o cliente tem procurado os órgãos oficiais de defesa do consumidor.

O que dizem as operadoras sobre isso? Qual a real capacidade técnica para oferecer esse tipo de serviço? Quais as diferenças entre o 3G e o 4G? Como garantir os direitos dos consumidores? Para discutir o tema e tirar algumas dúvidas, o programa Câmara Debate recebe a gerente de Atendimento ao Consumidor do Procon-BH, Lorraine Rodrigues Campos; a advogada Lilian Salgado, integrante da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), e o vereador Adriano Ventura, membro da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal.

Esta edição do Câmara Debate estreia na quinta-feira (30/7), às 18h, com reprises na sexta, às 6h30, no sábado, às 18h, no domingo, na segunda e na quarta, às 6h30, e na terça-feira, às 18h.

Câmara Entrevista

Pesquisa de satisfação do turista de Belo Horizonte, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio - MG), revela que, pela primeira vez, houve uma mudança no que motiva a vinda de turistas à capital mineira. Tradicionalmente procurada pelo turismo de negócios, Belo Horizonte está se consolidando como destino de turistas que procuram lazer e diversão.Carnaval de rua na Praça da Estação (Centro de BH). Foto: Hugo Cordeiro/Nitro Além de traçar o perfil do visitante, a pesquisa solicita ao turista uma avaliação completa sobre a cidade. Oferta e prestação de serviços, setor de comércio, infraestrutura turística, transporte público, limpeza urbana e segurança estão entre os temas bordados, em mais de mil entrevistas realizadas. Os resultados da pesquisa estão em pauta na edição desta semana do programa Câmara Entrevista, que também irá abordar as recentes mudanças na legislação municipal para o setor de turismo.

Quase 80% dos turistas que estiveram na capital em 2015 se disseram satisfeitos com a cidade. Para fortalecer ainda mais o segmento, no último mês, mudanças foram feitas na legislação local. Instituído pela nova Política Municipal de Turismo, o Fundo Municipal de Turismo é um instrumento criado para captação e aplicação de recursos na promoção da atividade turística. A política prevê investimentos em programas de promoção, proteção e recuperação turística, no financiamento de estudos e pesquisas, capacitação, divulgação e custeio de eventos da cidade. Compete à Belotur a movimentação e aplicação desses recursos.

Para saber mais sobre a pesquisa realizada e sobre as mudanças legais que podem favorecer o turismo na cidade, o programa recebe a supervisora de Estudos Econômicos da Fecomércio, Luana de Oliveira;a chefe de gabinete da Belotur, Ana Cláudia Rodrigues, e o vereador Joel Moreira Filho (PTC), autor do Projeto de Lei 365/13, que propõe a criação do Circuito Gastronômico no Município de BH.

O Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta-feira (31/7), às 18h, com reprises aos sábados, terças e quintas, às 6h30, e aos domingos, segundas e quartas, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional