TV CÂMARA

Programas falam sobre obesidade infantil e prevenção das drogas

Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 24 Junho, 2015 - 00:00
 Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

Edições são veiculadas no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

Na semana em que se comemora o Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, o programa Câmara Debate, com estreia nesta quinta-feira (25/6), às 18h, vai discutir a importância de políticas públicas relacionadas ao tema. Já o Câmara Entrevista, que vai ao ar na sexta (26/6), às 18h, vai abordar as causas e os riscos da obesidade infantil.

Quatrocentas e oito mil pessoas têm problemas com álcool e drogas na capital (16,4% da população). E o consumo começa cada vez mais cedo, a partir dos 15 anos. Os números, resultados preliminares da pesquisa Conhecer e Cuidar, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), suscitam ações integradas do poder público nas áreas de saúde, educação, segurança, trabalho e renda e políticas sociais.

Vários projetos de lei em tramitação no Legislativo Municipal propõem medidas de prevenção ao consumo de álcool e drogas (como campanhas educativas e inclusão do tema do currículo escolar) e suporte ao usuário ou dependente químico e seus familiares, como a criação de serviços especiais de atendimento na rede municipal ou núcleos de apoio. Veja aqui a lista completa das proposições em tramitação. No dia 26 de junho (sexta-feira), a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza audiência pública para comemorar o Dia Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas.

Para discutir o assunto, TV Câmara recebe o vereador Professor Wendel (PSB), a presidente do Conselho Municipal sobre drogas, Soraya Romina, o presidente da comissão de assuntos penitenciários da OAB-MG, Anderson Marques e a superintendente de Prevenção e Descentralização da Política sobre Drogas da Subsecretaria Estadual de Políticas sobre Drogas, Fabiane Rodrigues.

As reprises do Câmara Debate acontecem no domingo, segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30, e sábado e terça-feira às18h.

Câmara Entrevista

O Brasil é o 5º país com mais obesos no mundo e este quadro já é visto como epidêmico. Segundo o IBGE, 15% das crianças brasileiras com idade entre cinco e nove anos têm obesidade. Estudos recentes mostram que a obesidade é o terceiro problema de saúde pública que mais demanda gastos da economia brasileira, estando à frente até do tabagismo.

A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade seja revertida nesse tempo. Dentre as principais causas e fatores de risco desse problema estão a má alimentação, o sedentarismo, fatores psicológicos, histórico e genética familiar, ou alguma combinação desses fatores.

Para discutir o tema, foram convidados os vereadores Pelé do Vôlei e Veré da Farmácia e o presidente do comitê de endocrinologia pediátrica da Sociedade Mineira de Pediatria, Antônio José das Chagas.

O programa Câmara Entrevista tem reprises sábado, terça e quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.

Superintendência de Comunicação Institucional