AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ocupação de antigo prédio do INSS será tema de reunião

Cerca de 150 famílias que vivem no local reivindicam direito à moradia

terça-feira, 9 Junho, 2015 - 00:00

Cerca de 150 famílias em luta por moradia ocupam o antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), situado na Rua dos Caetés, no Centro de Belo Horizonte. A situação será discutida em audiência pública na Câmara de BH, na próxima quinta-feira (11/6), às 13h30, no Plenário JK. Fruto de requerimento conjunto dos vereadores Adriano Ventura (PT) e Pedro Patrus (PT), a audiência será promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.

Em diferentes partes do Brasil, movimentos organizados reivindicam o direto à moradia e cobram do poder público a redução do déficit habitacional, sobretudo nas grandes cidades. Entre as ações por eles colocadas em curso, estão a ocupação de terrenos, além de prédios públicos e privados desocupados. No caso da ocupação do prédio do INSS, uma das reivindicações do movimento é o fortalecimento das politicas habitacionais locais, bem como discutir a possibilidade de que o prédio, anteriormente sem uso, seja adaptado para fins de instação de moradias populares.

Segundo o vereador Pedro Patrus, a expectativa é que o encontro sirva para a construção de canais de interlocução entre o movimento e os demais atores concernidos, como a Prefeitura de Belo Horizonte e o próprio INSS, além de autoridades ligadas ao Ministério das Cidades, responsável por políticas intersetoriais nas áreas de habitação e desenvolvimento urbano.

A reunião é aberta à participação popular. Entre os convidados estão representantes do Poder Judiciário, da Procuradoria da República, do INSS, da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais, da PBH e de movimentos organizados em luta por moradia.

Superintendência de Comunicação Institucional