SAÚDE PÚBLICA

Comunidade cobra entrega de centro de reabilitação em Venda Nova

Prefeitura estima que estrutura física seja finalizada até o final do ano. Pendências junto à Cemig e licitação atrasam obras

quinta-feira, 11 Junho, 2015 - 00:00

A entrega do Centro de Reabilitação (Creab) Venda Nova, com profissionais, estrutura física e equipamentos adequados para atender à comunidade, foi tema de audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, nesta quinta-feira (11/6). A Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que, até o final do ano, estarão finalizadas as modificações na estrutura física, que os equipamentos já passam por processo licitatório e que os profissionais serão remanejados internamente ou selecionados por concurso público. A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) informou que ainda está pendente a ligação da rede elétrica no local e que se empenhará, junto à Cemig, para que a ligação seja efetivada até o final de junho.

Segundo o vereador Dr. Nilton, que requereu a audiência, os Creabs são fundamentais para a reabilitação de pacientes com problemas neurológicos, que sofreram acidentes, demandando, portanto, equipamentos e materiais e adequados. De acordo com o vereador, são atendidos cerca de 100 pacientes por dia na regionais Venda Nova e Leste.  “A nova unidade vai gerar mais vagas e postos de trabalho”, destacou Nilton.

Sebastião Rodrigues Ferreira, secretário geral da Comissão Local do Bairro Céu Azul e outros moradores, que participaram da audiência, reclamaram do atraso da entrega da obra e da dificuldade enfrentada quanto ao deslocamento dos pacientes.

Equipamentos e profissionais

A prefeitura, representada por Taciana Malheiros Lima Carvalho, gerente de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, e por Marina Oliveira Rocha Braz, gerente de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Saúde, estima que, até o final do ano, estarão finalizadas todas as modificações na estrutura física do Creab Venda Nova.

No que se refere aos equipamentos, a prefeitura informou que custarão, em média, R$ 1,5 milhão, tendo que passar por processo licitatório, já iniciado. Também foi feito um levantamento quantitativo de todos os profissionais necessários para compor a equipe, conforme os serviços prestados, totalizando cerca de 50 pessoas. Estes serão remanejados internamente ou selecionados por concurso público; se preciso, será feito um contrato administrativo para a alocação desses profissionais.

Pendência

Conforme relatou o diretor de Obras da Sudecap, Roberto Lage, a entrega da imóvel está pendente, pois aguarda elaboração de um projeto de extensão de rede pela Cemig, solicitado em maio desse ano. A empresa solicitou prazo de 270 dias para efetivar a ligação. De acordo com Hênio Gomes de Oliveira, chefe de Divisão de Obras II da Sudecap, ainda faltam ser realizados pequenos reparos nos gradis, que podem ser feitos em 45 dias, tão logo a Cemig faça a ligação elétrica.

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional