DIREITOS HUMANOS

Beneficiados por programas habitacionais reivindicam acesso a serviços

Moradores dos conjuntos Jardim Vitória e Paulo VI solicitam infraestrutura urbana e social

quarta-feira, 3 Junho, 2015 - 00:00

Moradores dos conjuntos habitacionais Jardim Vitória e Paulo VI, construídos com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, reclamam da dificuldade de acesso a serviços públicos, como segurança, transporte, saúde e educação. Audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor na próxima terça-feira (9/6), às 19h, vai discutir o assunto. A reunião será realizada na própria comunidade (Rua dos Borges, 1.851, Bairro Jardim Vitoria) para facilitar a participação popular. De acordo com o requerente da audiência, vereador Adriano Ventura (PT), essas regiões estão “desprovidas de infraestrutura urbana e social” e a situação vivida por seus moradores é “dramática”.

Durante a audiência também serão discutidas as novas habitações de interesse social previstas pelo poder público para os Bairros Capitão Eduardo, Jaqueline e Granja Werneck. O objetivo de Ventura é impedir que eles se tornem “áreas segregadas do restante da cidade, dominadas pela pobreza e por problemas sociais”.

Para que a qualidade de vida nessas regiões melhore, os moradores demandam da Prefeitura serviços públicos qualificados. De acordo com Maciane Martins de Oliveira, beneficiária do Minha Casa, Minha Vida e moradora do Bairro Jardim Vitória, as moradias ficaram prontas, as pessoas se mudaram para as novas residências, mas a PBH não cuidou de criar previamente a infraestrutura necessária para receber os milhares de beneficiários do programa habitacional do governo federal. “O planejamento feito pela prefeitura ficou apenas no papel”, critica Maciene, que, entre os problemas vividos, destaca a espera de cerca de uma hora pelo ônibus que leva até a Estação São Gabriel nos dias de semana e a superlotação do centro de saúde, que, segundo ela, não tem capacidade para atender adequadamente os novos moradores.

São esperados na audiência representantes da prefeitura, da Polícia Militar, da Defensoria Pública, do Ministério Público e dos moradores da região.

Superintendência de Comunicação Institucional