AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir precarização do trabalho na educação infantil

Educadores questionam criação de cargo terceirizado de auxiliar de educação com formação de nível médio

terça-feira, 26 Maio, 2015 - 00:00
Educadores questionam criação de cargo terceirizado de auxiliar de educação com formação de nível médio - Foto: Portal PBH

Educadores questionam criação de cargo terceirizado de auxiliar de educação com formação de nível médio - Foto: Portal PBH

Contratação de auxiliar de nível médio para atuação junto ao professor nas Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) divide opiniões na categoria. Alguns reconhecem que o novo cargo poderia ajudar o educador com tarefas cotidianas, como trocar fraldas, outros denunciam a medida, entendendo que seria uma forma de precarização do trabalho. O tema será debatido em audiência pública da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, na próxima quinta-feira (28/05), às 13h30, no Plenário Camil Caram.

Autor do requerimento para a audiência, vereador Pedro Patrus (PT) explica que a instituição do cargo de auxiliar de educação infantil pode fragilizar a função do educador infantil (graduado em pedagogia), uma vez que a contratação exigiria apenas o ensino médio e seria feita por empresa terceirizada, não via concurso público. Ainda, a medida poderá interferir no processo educacional da criança, apontando que muitos professores defendem que todas as atividades dentro da Umei são educativas e devem ser exercidas por profissionais da área. A categoria busca também por informações sobre o concurso para professor de educação infantil, realizado em 2013: vagas, candidatos chamados, desistentes e empossados.

Convidados

Foram convidados para a reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação da Rede Pública Municipal (SindRede); do Conselho Municipal de Educação; do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; do Movimento de luta pró-creche de Belo Horizonte e do Fórum Mineiro de Educação Infantil.

Superintendência de Comunicação Institucional