SAÚDE E SANEAMENTO

Em pauta, atraso na mudança do Cersam Venda Nova para sede própria

Comissão quer saber quando unidade de saúde mental deixará imóvel alugado

sexta-feira, 22 Maio, 2015 - 00:00
CERSAM Venda Nova - Fonte: Portal PBH

CERSAM Venda Nova - Fonte: Portal PBH

O atraso na transferência do Centro de Referência em Saúde Mental Venda Nova (Cersam), localizado na Rua Boa Vista, 228, Bairro São João Batista, para uma nova sede adquirida pela Prefeitura na mesma região será discutido em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento, no plenário Helvécio Arantes, no dia 28/5, às 9h30. O objetivo do requerente da audiência, vereador Doutor Nilton (Pros), é conhecer os motivos pelos quais a reforma do imóvel ainda não teve início e saber qual a previsão da Prefeitura para que as atividades sejam transferidas para a nova sede.

O parlamentar explica que o imóvel adquirido pela PBH na região de Venda Nova para servir como sede do Cersam foi fruto de demanda aprovada no Orçamento Participativo 2005/06. No entanto, até hoje, a reforma do espaço não teve início, impedindo que a unidade de saúde seja transferida para a sede própria. O parlamentar afirma que a edificação, atualmente vazia, é alvo de vandalismo, tendo sido, inclusive, ocupada por moradores de rua, que tiveram que ser retirados do local pela Guarda Municipal.

Ainda segundo Doutor Nilton, apesar de o Cersam Venda Nova funcionar atualmente em um imóvel alugado a um custo superior a R$6 mil mensais, a edificação não detém as condições ideais para a prestação de atendimento aos usuários do sistema de saúde mental.

São esperados na audiência representantes da Secretária Municipal de Saúde, da Secretaria Municipal Regional Venda Nova, da Sudecap, da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Administrativa; do Sindibel; da Asssociação Comunitária Vila São João Batista; da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde; do Conselho Municipal de Saúde; da Associação dos Usuários do Serviço de Saúde Mental; e do Conselho Distrital de Saúde de Venda Nova.

Superintendência de Comunicação Institucional