AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comunidade vai debater impactos da Operação Urbana do Barreiro

Projeto encaminhado pelo Executivo aguarda apreciação do Plenário em 1º turno

sexta-feira, 22 Maio, 2015 - 00:00
Novas diretrizes urbanísticas abrangerão áreas de até 600m no entorno da Estação Diamante (Banco de Imagens CMBH)

Novas diretrizes urbanísticas abrangerão áreas de até 600m no entorno da Estação Diamante (Banco de Imagens CMBH)

Verticalização e adensamento populacional combinados a espaços públicos e áreas verdes, alterações no sistema viário local e criação de polos de comércio e serviços são alguns dos objetivos da Operação Urbana Consorciada do Barreiro, proposta pela Prefeitura. Para esclarecer o projeto e seus impactos, o tema será debatido com a Prefeitura, moradores e comerciantes locais nesta quinta-feira (28/5). Resultante da fusão de dois requerimentos similares, o encontro será às 13h, no Plenário Helvécio Arantes da Câmara Municipal.

Conforme informações da Prefeitura, a Operação Urbana Consorciada (OUC) da Estação Barreiro e Adjacências abrange as áreas localizadas em um raio de 600m da Estação Diamante. Entre as diretrizes estão a reestruturação e requalificação de espaços públicos e áreas verdes;  reestruturação do sistema viário, priorizando o transporte coletivo, pedestres e ciclovias; aumento da densidade populacional por meio de uma maior verticalização, conjugada com ampliação de espaços livres de uso público; e implantação de equipamentos urbanos e comunitários. A OUC prevê ainda a implantação de projetos âncoras, incentivando a formação de polos de comércio e serviços e reduzindo a necessidade de deslocamento dos moradores da região ao centro do município.

A operação, cujos estudos de impacto de vizinhança e de viabilidade econômica e financeira estão concluídos desde 2013, foi proposta pelo Executivo na forma do PL 865/13, que aguarda a aprovação do Plenário em 1º turno.

Por ocasião da aprovação, os integrantes da comissão sugeriram a fusão de dois requerimentos de teor semelhante, sendo um assinado pelo vereador Adriano Ventura (PT) e outro pelos vereadores Ronaldo Gontijo (PPS), Elvis Côrtes (SD), Henrique Braga (PSDB), Juliano Lopes (SD) e Veré da Farmácia, todos vinculados à região. Segundo Ventura, a solicitação feita por seu gabinete resultou de uma reivindicação de moradores e comerciantes da região.

Convidados

Para participar da audiência pública, além de moradores e líderes comunitários locais, foram convidados os secretários municipais de Governo, Vítor Mário Valverde, da Administração Regional Barreiro, Wanderley Araújo Porto Filho, e o adjunto de Planejamento Urbano, Leonardo Amaral Castro; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Bruno Selmi Dei Falci; representantes da Associação dos Empresários e Comerciantes do Barreiro (AMAS), Fábio Daniel Barbosa e Júlio César de Oliveira; e da Associação Comunitária Santa Margarida (ACSM), Alvimar Braga Ribeiro.

A audiência pública é aberta à participação de qualquer cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional