CONTROLE DE CÃES E GATOS

Comissão constata lentidão de obras em centro de castração no Barreiro

Reforma de nova unidade de esterilização de animais deve ficar pronta até final de junho

quarta-feira, 27 Maio, 2015 - 00:00
Comissão visita obras em centro de esterilização de animais no Barreiro. Foto Divulgação CMBH

Comissão visita obras em centro de esterilização de animais no Barreiro. Foto Divulgação CMBH

A lentidão e os gastos envolvidos nas obras do Centro de Esterilização de Cães e Gatos, na Região do Barreiro, foram aspectos apurados em visita técnica da Comissão de Saúde e Saneamento ao local, nesta quarta-feira (27/5). Os atendimentos vêm sendo realizados em unidade móvel, no Parque das Águas, em função da reforma, com previsão de entrega até o final de junho. O custo das obras totalizam cerca de R180 mil e o novo centro visa atender a 42 mil animais domiciliados na região.

Executadas pela própria prefeitura, as obras foram iniciadas no princípio de março deste ano e a previsão é que sejam entregues até o final de junho. Segundo o gerente distrital de Controle de Zoonoses, Vitor Dias, o imóvel, alugado há mais de 15 anos, será adaptado para ser o centro cirúrgico de cães e gatos do Barreiro. Anteriormente, funcionava no local uma unidade de saúde que já possuía alvará sanitário, sendo, portanto, adequada à construção de um centro de castração de animais.

Hoje, o município possui uma unidade móvel que atende todas as regionais, instalada no Barreiro. “Conseguimos um espaço no Parque das Águas para fazer as castrações e alertar a população quanto à importância desse tipo de procedimento, disponibilizado pela PBH”, explicou Dias. Atualmente, três regionais possuem centros de castração em Belo Horizonte: a Noroeste, a Norte e a Oeste. O novo centro visa atender aos 42 mil animais domiciliados na Regional Barreiro, 32 mil cães e 13 mil gatos.

Intervenções e recursos

Segundo a arquiteta responsável, Maria Delmar Ferreira Jordá Poblé, a obra foi iniciada em março, tendo por objetivo adequar o imóvel a um centro de esterilização de cães e gatos para o Barreiro e ser um ponto de apoio para o combate à leishmaniose. Estão sendo construídos bloco cirúrgico, dois sanitários com acessibilidade e um depósito para medicamentos e equipamentos de pulverização para combate à leishmaniose.

De acordo com Poblé, o montante da obra é de cerca de R180 mil, com recursos da Prefetura, incluindo mão de obra e materiais. A primeira etapa, de ampliação, já foi finalizada e agora será iniciada a fase de acabamento.

Atendimentos atuais e futuros

Os atendimentos são agendados na unidade móvel do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), no Parque das Águas, onde é feita a castração e a chipagem do animal. A unidade completa realiza cerca de 20 castrações por dia. O novo centro, a ser inaugurado, contará com dois cirurgiões veterinários com capacidade para realizar 40 cirurgias por dia, dobrando, assim, o número de profissionais e de atendimentos realizados. A expectativa é que seja castrada uma média de 800 animais por mês. Além disso, pretende-se, ainda, realizar um trabalho educativo com os proprietários dos animais, abordando os aspectos da guarda responsável, enquanto cães e gatos forem submetidos ao procedimento.

Conforme explicou a gerente de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, Silvana Péricles Brandão, a unidade móvel vem funcionando como uma unidade fixa, no Parque das Águas, devido às obras da nova unidade. Com o término da reforma, a equipe será deslocada para outras regionais. De acordo com Brandão, já estão sendo selecionados profissionais para trabalharem no novo centro e já foram iniciadas as capacitações.

Demandas da população

Segundo o líder comunitário Elias Dias, moradores têm feito inúmeras reclamações e questionamentos quanto à lentidão da reforma. Segundo eles, a PBH se comprometeu a entregar as obras até o dia 9 de maio, o que não ocorreu. Além disso, Dias contou que os próprios funcionários estão preocupados com a infraestrutura e condições de trabalho após o término das obras. O líder comunitário manifestou, ainda, seu repúdio quanto à falta de acessibilidade no local. “Enquanto cadeirante, não consegui entrar no centro para verificar a obra”, declarou.

De acordo com o vereador Veré da Farmácia (PTdoB), que requereu a visita, a vistoria foi motivada por denúncia da população sobre a atual situação do centro de castração, que se encontra desativado. “A obra está lenta e vamos acompanhar de perto seu andamento. A Regional Barreiro fará um relatório, informando sobre o prazo de entrega e seu cumprimento, a fim de que possamos dar um retorno à população”, relatou. Veré da Farmácia também é autor do Projeto de Lei 1374/14, que propõe a criação de serviço móvel gratuito de castração e eletrochipagem, para atender a todas as regionais do Município.

Segundo o vereador Juliano Lopes (SD), após as informações a serem encaminhadas pela prefeitura, a comissão continuará cumprindo o seu papel de fiscalizar o Executivo. “A inauguração do centro representa saúde e qualidade de vida para as pessoas que moram na região. Esperamos que, o mais rápido possível, ele esteja inaugurado e dobre sua capacidade de atendimento na Região do Barreiro”, afirmou Lopes.

Superintendência de Comunicação Institucional