AUDIÊNCIA PÚBLICA

Vereadores vão discutir falta de manutenção em escolas do Barreiro

Estruturas estariam comprometidas por goteiras, rachaduras e buracos no piso

terça-feira, 7 Abril, 2015 - 00:00

Condições físicas, de manutenção e conservação das escolas da rede municipal, sobretudo aquelas localizadas na região do Barreiro, serão assunto de audiência pública na Câmara de BH na próxima quinta-feira (9/4), às 9h, no Plenário JK. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), as escolas apresentam problemas como goteiras, rachaduras e buracos no piso, o que vem colocando em risco alunos e servidores e comprometendo o ano letivo. A reunião será realizada pela Comissão de Educação, Ciência, Cultura, Desportos, Lazer e Turismo, a requerimento do vereador Adriano Ventura (PT).

Para o Sind-Rede, nos últimos anos, a Prefeitura não tem tido uma política de manutenção dos prédios das escolas, o que se agrava com a ausência de servidores efetivos no quadro para realizar essa função. Desta forma, com a atual política de terceirização de funcionários, a alta rotatividade vem comprometendo a manutenção das escolas municipais.

Segundo Neide Resende, membro da Diretoria Colegiada do Sind-Rede, a Escola Municipal Siac Lucas Monteiro Machado, por exemplo, está em processo de abandono e terá que ser reconstruída. Desde 2013, os alunos foram distribuídos por escolas vizinhas, provocando a suspensão de aulas e prejuízos ao ano letivo. Já na Escola Municipal Pedro Nava, recém-inaugurada, a cantina foi interditada e vem funcionando há quase dois anos dentro de um container alugado por alto custo pela Prefeitura, conforme relatou o Sind-Rede. A Escola Municipal Zilda Arns, em Venda Nova, apresenta problemas na estrutura do prédio. Inaugurada em 2013, a Escola Presidente Itamar Franco, por sua vez, está com várias escoras, devido a trincas que surgiram na biblioteca e no auditório.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, Secretaria Municipal de Educação, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Secretaria de Administração Regional Municipal Barreiro / Gerência Regional de Educação, Promotoria de Justiça de Defesa da Educação, Federação das Associações de Pais e Alunos das Escolas Públicas de Minas Gerais (FAPAEMG), Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede/BH), Central Sindical e Popular Conlutas, Escola Municipal Presidente Itamar Franco e MLB-Ocupação Eliana Silva.

Superintendência de Comunicação Institucional