CÂMARA MIRIM

Jovens vereadores vão conhecer funcionamento da Câmara

Na primeira reunião de trabalho após a posse, ainda haverá elaboração do Regimento Interno

terça-feira, 14 Abril, 2015 - 00:00
Na primeira reunião de trabalho após a posse, ainda haverá elaboração do Regimento Interno - Foto: Mila Milowski

Na primeira reunião de trabalho após a posse, ainda haverá elaboração do Regimento Interno - Foto: Mila Milowski

Iniciando os trabalhos depois de tomarem posse como vereadores mirins, os 41 estudantes que participam do projeto vão se reunir na Câmara Municipal de Belo Horizonte na quarta-feira (15/4), às 13h30, para conhecer o funcionamento do Legislativo Municipal e elaborar o seu Regimento Interno.

Na programação, serão abordados os assuntos Organização dos Poderes, Representação e Mandato, Noções do Processo Legislativo, Plenário, Mesa Diretora, Presidência e Secretaria da Câmara, apresentando-se, ainda, o Regimento Interno da Casa. As reuniões da Câmara Mirim acontecem às terceiras quartas-feiras do mês, de 13h às 16h30, quando os vereadores mirins simulam atividades parlamentares como audiências públicas, apresentação de proposições de leis e votação em plenário.

O Projeto

Em sua 8ª Legislatura, o Projeto Câmara Mirim é fruto de um convênio celebrado entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Escola do Legislativo, e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), somado à parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A partir da edição de 2015, juntou-se como parceiro o Centro Pedagógico da UFMG.

O objetivo do projeto é promover a educação para a cidadania, por meio da formação política e debate de temas relacionados à área social, ambiental, econômica e política dos alunos da Rede Municipal de Educação, tendo como foco a instituição legislativa e utilizando como instrumento pedagógico a formação de um parlamento mirim do Município. No projeto Câmara Mirim, são selecionadas, pela Coordenação de Projetos Especiais da SMED, dez escolas da Rede Municipal de Educação, tendo como critério a indicação de escolas por regionais, de modo a contar com a participação de uma escola de cada regional.

Superintendência de Comunicação Institucional