AUDIÊNCIA PÚBLICA

Genocídio da juventude negra em pauta no dia 27/4

Dados apontam que para cada jovem branco assassinado, há 2,7 jovens negros vítimas de homicídio

quinta-feira, 23 Abril, 2015 - 00:00
Para cada jovem branco assassinado, há 2,7 jovens negros vítimas de homicídio

Para cada jovem branco assassinado, há 2,7 jovens negros vítimas de homicídio

O genocídio da juventude negra no Brasil será tema de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal, na próxima segunda-feira (27/4), às 14h, no Plenário JK. Segundo estima o Ministério da Justiça, 40 mil jovens irão morrer no Brasil antes de completarem 18 anos e jovens negros têm três vezes mais probabilidade de morrer de forma violenta. A audiência foi requerida pelo vereador Arnaldo Godoy (PT).

O Brasil apresenta números aterradores de violência entre a população jovem, principalmente a negra. Segundo o Ministério da Justiça, dados de 2012 revelam que 71,1% das mortes violentas ocorreram entre jovens de 15 a 29 anos e, no período de 2002 a 2011, o percentual de mortos por homicídios entre negros subiu de 63% para 76,9%. Para cada jovem branco assassinado, há 2,7 jovens negros vítimas de homicídio. Devido a esse cenário alarmante, ativistas e especialistas têm denominado o fenômeno de genocídio da juventude negra.

Em Belo Horizonte, os números seguem padrão semelhante, com um crescimento de 30% no número de homicídios de jovens, entre 2010 e 2013. Para o vereador Arnaldo Godoy, a desigualdade no país não se refere apenas à questão socioeconômica, mas a questões socioculturais e étnico-raciais. “É necessário assumir que o racismo está disseminado no conjunto das relações sociais”, completou.

Para a audiência, estão confirmadas a presenças do deputado federal Reginaldo Lopes, presidente da CPI da “Violência contra Jovens Negros e Pobres” na Câmara dos Deputados, Nilmário Miranda, secretário de Estado dos Direitos Humanos, Larissa Amorim Borges, do programa Juventude Viva do governo federal, Luzia Ferreira, secretária municipal de Políticas Sociais, e Miriam Gomes, representando o Fórum das Juventudes da Grande BH.

Superintendência de Comunicação Institucional