AUDIÊNCIA PÚBLICA

Câmara vai discutir políticas de proteção aos animais

Em pauta, soluções para a queda de cães e gatos no Arrudas, castração e guarda responsável. Encontro é no dia 23/4, às 19h

sexta-feira, 17 Abril, 2015 - 00:00
Em pauta, soluções para a queda de cães e gatos no Arrudas, castração e guarda responsável - Foto: Portal PBH

Em pauta, soluções para a queda de cães e gatos no Arrudas, castração e guarda responsável - Foto: Portal PBH

A Câmara de BH vai realizar audiência pública para tratar das políticas de proteção aos animais em Belo Horizonte, no próximo dia 23/4 (quinta-feira), às 19h, no Plenário Amynthas de Barros. Requerida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB), a reunião vai avaliar as ações colocadas em prática no munícipio para garantir a proteção da fauna urbana e propor alternativas para o enfrentamento dos eventuais problemas observados. A expectativa é ouvir representantes do poder público, além de militantes da causa animal. Aberta à participação popular, a reunião será promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana.

Conforme indicado pelo vereador Léo Burguês de Castro, a audiência pública vai colocar em pauta uma série de questões relevantes para a garantia da qualidade de vida da fauna urbana. Entre os pontos que o parlamentar pretende abordar estão o encaminhamento de procedimentos relativos à castração e à guarda responsável de animais. Outro destaque vai ser a discussão de soluções e de medidas de prevenção para os recorrentes casos de queda ou abandono de cães e outras espécies no Ribeirão Arrudas.

O tema foi discutido na Câmara em agosto de 2014. Na oportunidade, defensores dos animais relataram que os bichos são jogados no curso d’água e, em outros casos, acessam o canal livremente por meio da rede de esgoto ou trechos não protegidos por grades ou muretas. Muitos dos animais que sobrevivem à queda encaram sério risco de morte no local: lá eles passam fome, bebem água contaminada e ficam sujeitos a uma série de doenças. Também requerida pelo vereador Léo Burguês, a reunião constatou a necessidade de qualificar os serviços de resgate e os recursos materiais disponibilizados para operações. Outro desafio percebido foi a necessidade de se encontrar uma destinação adequada para os animais que chegam a ser recolhidos do rio.

Para discutir soluções para esses e outros problemas, a somissão deliberou por convidar, entre outros, representantes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, da Secretaira de Assuntos Institucionais e da Secretaria de Saúde, além da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e diferentes gurpos e movimentos de defesa dos animias.

Superintendência de Comunicação Institucional