CÂMARA MIRIM

Vereadores mirins tomam posse nesta quarta (25/3) na Câmara

A partir da edição de 2015, atividade conta com a participação do Centro Pedagógico da UFMG, que elegeu quatro alunos

segunda-feira, 23 Março, 2015 - 00:00
Sessão plenária do Câmara Mirim na edição de 2014 - Foto: Mila Milowski

Sessão plenária do Câmara Mirim na edição de 2014 - Foto: Mila Milowski

Diante do presidente da Câmara, da Secretária Municipal de Educação (SMED) de Belo Horizonte e representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais, tomam posse nesta quarta-feira (25/3) os jovens vereadores eleitos em dez escolas públicas da cidade para a 8ª legislatura do projeto Câmara Mirim. A composição da Mesa contará ainda com o presidente-mirim da edição 2014 e representante da Escola do Legislativo da CMBH, responsável pela coordenação do projeto. A solenidade terá início às 13h30, no Plenário Amynthas de Barros.

Além de dar posse aos 45 vereadores mirins eleitos para a 8ª legislatura, o evento também tem a finalidade de promover o encontro e a confraternização entre diretores, professores e alunos das dez escolas públicas escolhidas para participar do projeto em 2015. Após a solenidade de posse, no Plenário principal da Casa, com a presença do presidente da CMBH Wellington Magalhães (PTN), da secretária Sueli Baliza Dias, do representante do TRE e do último presidente-mirim do projeto, William Júnio Moreira de Souza, será feita a apresentação das escolas e a integração dos pequenos parlamentares no Plenário Paulo Portugal, localizado em frente.

As escolas participantes são selecionadas pela Coordenação de Projetos Especiais da SMED, tendo como critério a indicação de escolas por regional, de modo a contar com uma escola de cada regional no projeto. Também comporá a Mesa a representante da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, responsável pela coordenação do projeto, Sandra Maria Nascimento Campos.

Aprendendo a ser cidadão

Em sua 8ª edição, ou legislatura, o Projeto Câmara Mirim é fruto de um convênio entre a Câmara Municipal de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Educação (SMED), em parceria com a Escola Judiciária do TRE-MG. Nas sete edições anteriores, realizadas anualmente, 41 jovens vereadores de 12 a 14 anos eleitos em dez escolas públicas do município participaram de diversas atividades educativas nas respectivas instituições e na Câmara Municipal, onde têm a oportunidade de discutir e sugerir soluções para os problemas de suas comunidades e de toda a cidade, exercendo a verdadeira cidadania. A partir de 2015, juntou-se ao projeto, como parceiro, o Centro Pedagógico da UFMG.

Como parte das atividades como parlamentares mirins, os estudantes reúnem-se em todas as terceiras quartas-feiras do mês, de 13:00 às 16:30 horas. Nessas ocasiões, recebem informações sobre a estrutura e o funcionamento da Câmara Municipal, o papel do vereador e mecanismos de participação popular, dinâmicas para desinibição e oratória.

Além da capacitação sobre conteúdos legislativos, os alunos simulam audiências públicas sobre questões apontadas por eles próprios durante o levantamento dos problemas enfrentados pelas comunidades em que vivem ou pela cidade como um todo e elaboram proposições apontando soluções. Após serem emendadas, apreciadas e aprovadas na plenária final, as sugestões são entregues à Comissão de Participação Popular da Casa e podem vir a tramitar na forma de indicações e projetos de lei.

Escolas Participantes

Ajudando a promover a educação para a cidadania, a formação política e o debate sobre temas de ordem social, ambiental, econômica e política de seus alunos, participam nesta edição do Projeto Câmara Mirim as escolas municipais Dulce Maria Homem; Padre Guilherme Peters; Professor Lourenço de Oliveira; Professor Milton Lage; Francisco Magalhães Gomes; Salgado Filho; Maria de Magalhães Pinto; Dora Tomich Laender; Presidente Tancredo Neves; Monsenhor Arthur de Oliveira; e o Centro Pedagógico da UFMG.

Compõem o eleitorado os alunos do 3º Ciclo do Ensino Fundamental e somente podem candidatar-se alunos de 12 a 14 anos.

Superintendência de Comunicação Institucional