EM DUAS RODAS

Programa Pedala BH será tema de reunião na segunda (30/3)

Os ciclistas querem ser consultados antes da implantação das ciclovias

sexta-feira, 27 Março, 2015 - 00:00
Audiência discutirá ciclovias em BH. Foto: Mila Milowski/CMBH

Audiência discutirá ciclovias em BH. Foto: Mila Milowski/CMBH

Na próxima segunda-feira (30/3), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará audiência pública, às 13h30, no Plenário Camil Caram, para discutir o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH. Requerida pelo vereador Adriano Ventura (PT), a audiência visa analisar rotas cicloviárias em Belo Horizonte, ouvir ciclistas e avaliar os impactos das ciclovias para comerciantes, moradores e pedestres.

Conforme explicou o vereador Adriano Ventura, o objetivo da audiência é conhecer detalhadamente a etapa em que se encontra o Plano de Mobilidade/Programa Pedala BH; analisar as rotas cicloviárias já existentes e as que ainda serão implantadas, apurando os impactos positivos dessas obras para a mobilidade, verificando, ainda, se estimularam o uso da bicicleta na cidade.

A reunião também tem por finalidade ouvir ponderações e críticas dos ciclistas, respectivas associações e entidades de usuários de ciclovias já implantadas. Buscando o aperfeiçoamento e melhoria do sistema, serão, ainda, discutidos os impactos das ciclovias nas atividades econômicas da capital, o direito do pedestre, bem como de proprietários de imóveis localizados no perímetro cicloviário.

Pedala BH

Na audiência, será debatido o Programa Pedala BH, que faz parte do Plano de Mobilidade da capital, valorizando os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte, para a cidade e o cidadão. O programa tem por objetivo estimular o uso da bicicleta em Belo Horizonte, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte, considerando que a bicicleta é um veículo não poluente, silencioso, flexível em seus deslocamentos , de baixo custo de aquisição e manutenção, trazendo, ainda, inúmeros benefícios à saúde.

Bicicletas compartilhadas

Outro tema em pauta são as bicicletas compartilhadas, do Bike BH, que integra, também, o Programa de Mobilidade Urbana da PBH, realizado em parceria com o Banco Itaú e a empresa Serttel. As estações onde estão disponíveis as bicicletas estão localizadas na Praça Rui Barbosa, Mercado Central, Praça Afonso Arinos e Praça da Liberdade e, para utilizar o serviço, é preciso comprar passes diários, mensais ou anuais. Segundo o vereador Adriano Ventura, o usuário feito reclamações quanto à falta da manutenção das bicicletas.

Foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, BHTrans, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH), Federação Mineira de Ciclismo, Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Milionários e Adjacências, União dos Ciclistas do Brasil, Montain Bike BH, Escola de Arquitetura da UFMG e Comerciantes da Rua Barão de Monte Alto.

Superintendência de Comunicação Institucional