REUNIÃO PLENÁRIA

Politicas para o Barreiro motivaram discursos

Dia da mulher e Carnaval 2015 também estiveram em pauta

sexta-feira, 6 Março, 2015 - 00:00
Politicas para o Barreiro estiveram em pauta no Plenário. Foto: Mila Milowski

Politicas para o Barreiro estiveram em pauta no Plenário. Foto: Mila Milowski

Na reunião plenária realizada nesta sexta-feira (6/3), políticas para o desenvolvimento do Barreiro estiveram em discussão no Plenário. No encontro, realizado dois dias antes do Dia Internacional da Mulher, os vereadores debateram ainda a partipação feminina na vida pública e os reflexos dos carnaval 2015 para a cidade de Belo Horizonte. 
 
Durante o chamado "pinga-fogo", em que os parlamentares discutem questões relevantes para a cidade, o vereador Juliano Lopes (SD), chamou atenção para a proposta de emancipação do Barreiro, uma das regionais mais movimentadas da capital, que concentra uma população de quase 300 mil habitantes. Segundo o parlamentar, a discussão sobre o assunto teria voltado à tona recentemente, sobretudo a partir da mobilização nos ambientes virtuais. O parlamentar questionou a proposta, criticando, sobretudo, o fato de que a criação de um novo município envolveria a ampliação de gastos públicos, com a criação de novos aparelhos de administração, Câmara Legislativa e empresa para gestão de serviços locais, como os de trânsito e transporte. Além de advogar a economia dos recursos públicos, o parlamentar defendeu a intensificação da mobilização política para fazer frente aos problemas da região, sobretudo nos bairros e comunidades populares.  
 
Já o vereador Adriano Ventura (PT) defendeu que a realização do debate sobre as propostas de emancipação do Barreiro são importantes. Embora tenha afirmado que ainda não tem opinião formada sobre o tema, o parlamentar lembrou que a discussão de projetos emancipatórios pode chamar a atenção da sociedade e do poder público para a necessidade de ampliar a atenção às demandas dos moradores da região.  
 
Carnaval
 
O vereador Márcio Almeida (PRP) apresentou números que, segundo ele, são indicativos do sucesso do carnaval de Belo Horizonte em 2015. De acordo com o parlamentar, os dados oficiais mostram que a festa contribuiu para a geração de trabalho e renda, além de aquecer o setor de prestação de serviços nos campos do lazer e turismo.
 
Dia da Mulher
 
Vereadores lembraram do Dia Internacional da Mulher, a ser comemorado no próximo dia 8 de março. O vereador Jorge Santos (PRB) felicitou as mulheres e exibiu vídeo de homenagem, ressaltando a contribuição delas para vida política e social do município. Na mesma perspectiva, a vereadora Elaine Matozinhos (PTB), única parlamentar do sexo feminino na atual legislatura, ressaltou a importância da data e defendeu uma maior participação da mulher na vida política do país. Além das mulheres, o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares parabenizou ainda os advogados públicos, cujo dia é comemorado neste sábado (7/6).
 
Superintendência de Comunicação Institucional