EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA

Estudantes da rede pública vão eleger vereadores mirins

Projeto Câmara Mirim vai levar urnas eletrônicas às escolas de ensino fundamental nesta sexta (6/3), de 8h às 16h30

terça-feira, 3 Março, 2015 - 00:00
Imagem mostra estudante votando na eleição do ano passado - Foto: Divulgação CMBH

Imagem mostra estudante votando na eleição do ano passado - Foto: Divulgação CMBH

Na próxima sexta-feira (6/3), de 8h às 16h30, alunos do ensino fundamental de onze escolas vão passar por um exercício de cidadania: eleger, por meio da urna eletrônica, seus 41 representantes no projeto Câmara Mirim. Desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, em parceria com a Escola Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Secretaria Municipal de Educação, o projeto busca aproximar jovens do processo democrático e estimular seu envolvimento na vida política da cidade e das suas comunidades.

No dia da votação, duas escolas vão receber os parceiros do projeto: pela manhã, de 9h às 10h30, Escola Municipal Padre Guilherme Peters (Rua Cel. Jorge Dário, s/n – Bairro Novo São Lucas); e à tarde, das 14h às 15h30, Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes (Rua dos Mamoeiros, 98 – Bairro Vila Clóris).

O programa Câmara Mirim é realizado anualmente desde 2008 e recebe alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas públicas municipais e do Centro Pedagógico da UFMG, na faixa dos 12 aos 14 anos. A cada edição, 41 estudantes são eleitos pelos colegas para ocupar o cargo de vereador mirim. Os pequenos vereadores se encontram mensalmente na Câmara Municipal ao longo do ano, onde aprendem sobre cidadania, participação política e atuação do parlamento. Eles também participam de audiências públicas simuladas e de discussão e votação de projetos elaborados por eles mesmos.

Essa edição tem uma novidade: uma professora do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) fará uma pesquisa sobre as influências da experiência na vida dos estudantes que já participaram do projeto, cerca de 300 alunos. “É importante que a gente tenha um trabalho científico que comprove o impacto gerado no público, o que mudou na vida de quem passou pelo projeto”, esclareceu o coordenador do Câmara Mirim, Sulavan Fornazier.

Treinamento de mesários

Nesta terça-feira (3/3), professores e funcionários das escolas participantes passaram por um treinamento para aturarem como mesários nas eleições. Técnicos do TRE explicaram o funcionamento da urna eletrônica, a mesma usada no processo eleitoral comum, e deram orientações sobre o andamento do processo eleitoral.

Superintendência de Comunicação Institucional