FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Aula sobre segurança pública na abertura do Parlamento Jovem

Noventa estudantes do ensino médio da capital e extensionistas da PUC Minas lotaram o plenário principal da Câmara de BH

sexta-feira, 20 Março, 2015 - 00:00

Noventa estudantes do ensino médio da capital e extensionistas da PUC Minas lotaram o plenário principal da Câmara de BH para a solenidade de abertura da etapa regional da 12ª edição do Parlamento Jovem de Minas (PJ), na quinta-feira (19/3). Neste ano, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” vai nortear as atividades de estudo, debates e deliberação dos participantes do projeto, que cria para os jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo.

O doutor em Sociologia, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública (Cepesp/PUC Minas) e secretário municipal de Segurança Pública de Betim apresentou dados sobre o elevado índice de homicídios no Brasil. “Não é uma crise de homicídio mundial, é um problema nosso, do Brasil”, disse Sapori. Segundo ele, o crime não é determinado pela exclusão social, uso de drogas ou situação financeira, já que, quando o país era ainda mais pobre, a taxa de criminalidade era menor e os efeitos da droga não levam o consumidor a matar. O motivo também não é a falta de educação, já que os jovens que terminam o ensino médio atualmente representam mais do que o dobro do início dos anos 2000.  Mas o maior indicador dessa criminalidade, para o especialista, vem do tráfico de drogas.

Depois da palestra, o microfone foi aberto para um debate no qual os presentes puderam fazer perguntas. Um dos alunos disse “se mexêssemos na descriminalização das drogas, conhecidas como drogas de base, será que isso não poderia ser uma coisa que acabasse com o narcotráfico e com essa violência gerada? Será que a nossa polícia não é muito militarizada? Ás vezes também os nossos presídios não resgatam como deveriam resgatar aqueles que estão contidos lá”, disse Luis Gustavo Caetano, da escola Professor Morais.

Participação política

O vereador Coronel Piccinini (PSB) declarou que a segurança pública e os direitos humanos são um tema muito importante a serem tratados e que os alunos das escolas escolhidas ajudariam a buscar soluções para resolver essas questões. A mesma perspectiva foi defendida pelo professor da PUC, Wanderley Chieppe Felipe: “Estamos aqui para podermos participar como cidadãos. Agradeço a vocês por estarem aqui, porque assim como a liberdade é conquistada, a participação popular também é. Sei que vocês têm muito a contribuir”.

A representante da Escola do Legislativo da Câmara de BH, Sandra Maria, concluiu dizendo que o PJ incentiva os jovens à participação política. “Vocês vão vivenciar tudo e poder elaborar propostas. Desejo que nós tenhamos um ano muito proveitoso”, finalizou.

O projeto

O Parlamento Jovem de Minas é um projeto de formação política destinado aos estudantes dos ensinos médio e superior. O projeto existe desde 2004 e é uma iniciativa da ALMG em parceria com a PUC Minas, além de contar com a participação das câmaras municipais. A cada ano, um tema de relevância social e do interesse dos jovens é trabalhado por meio de diversas atividades de estudo, debates e deliberação.

Na etapa regional, três escolas de ensino médio da capital foram selecionadas pelos parceiros do projeto para participar do Parlamento Jovem. Em 2015, serão duas escolas públicas estaduais - Cândido Portinari e Professor Morais – e uma particular, o Colégio São Pascoal. Cada escola, por sua vez, selecionou 30 alunos para participar das atividades. Antes do início dos trabalhos, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Casa e um pouco de suas atividades por meio do Projeto Visite à Câmara, também coordenado pela Escola do Legislativo da CMBH.

Para capacitação dos monitores, selecionados entre os alunos de extensão das PUC Minas, parceira do Projeto, são oferecidos minicursos na Câmara e na própria Universidade sobre assuntos como processo legislativo, democracia e cidadania. Neste ano de 2015, o tema “Segurança Pública e Direitos Humanos” foi o escolhido para ser desenvolvido ao longo do ano pelos jovens, cujos debates deverão resultar na elaboração de propostas para o poder público. As proposições apresentadas, juntamente com as dos PJs de outros municípios, poderão ser acolhidas na Comissão de Participação Popular e vir a tramitar na Câmara Municipal, na etapa municipal, e na Assembleia Legislativa, na etapa estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional