TRANSPORTE E SISTEMA VIÁRIO

Audiência sobre problemas no Bike BH e visita à CBTU são aprovadas

Apurar reclamações de usuários das bikes e conhecer projetos de ampliação do metrô são objetivos

segunda-feira, 23 Março, 2015 - 00:00
Patrus (esq.) apresentou requerimentos aos colegas Preto (presidente), Silvinho Rezende e Autair Gomes (Foto: Mila Milowsky)

Patrus (esq.) apresentou requerimentos aos colegas Preto (presidente), Silvinho Rezende e Autair Gomes (Foto: Mila Milowsky)

Considerado uma iniciativa importante para a cidade, o projeto Bike BH, de aluguel de bicicletas de uso compartilhado, vem sendo alvo de reclamações de usuários, que apontam a falta de manutenção e disponibilização das bicicletas. Na reunião desta segunda-feira (23/3), a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário aprovou a realização de audiência pública para debater os ajustes necessários ao serviço. Visita à CBTU para conhecer projeto do metrô também foi agendada pelos vereadores.

Segundo o requerimento aprovado, de autoria do vereador Pedro Patrus (PT), usuários do sistema Bike BH vêm se queixando, desde seu lançamento, de deficiências como a falta de manejo adequado e compatibilidade de informações entre estações, dificuldades no funcionamento do aplicativo e constantes problemas mecânicos. Matérias divulgadas em jornais da capital alertam que, além de impossibilitar o uso, muitas vezes o sistema não reconhece a devolução das bikes, gerando multas aos usuários. Conforme testemunho de uma das equipes de reportagem, mesmo com a devolução no tempo estipulado esta só foi reconhecida 21 horas depois, o que gerou uma cobrança indevida de R$ 203.

Em relação a esses problemas, a Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor vem investigando preliminarmente a questão. Conforme contrato de permissão, a instalação, manutenção e operação da rede de estações e veículos em quantidade, qualidade e tecnologia adequadas e compatíveis com os termos da proposta técnica apresentada ficou à cargo da SERTTEL Ltda., cabendo à BHTrans regulamentar e fiscalizar a prestação dos serviços. A audiência, que deverá reunir representantes da Prefeitura, BHTrans,  Ministério Público, empresa responsável, associações de ciclistas e usuários está prevista para o dia 27/4, às 13h30.

Expansão do metrô

Assinado pelo mesmo vereador, outro requerimento aprovado na comissão propõe a realização de uma visita técnica à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), localizada à Rua Januária, 181, no Bairro Floresta. A visita, que tem a finalidade de conhecer o projeto de ampliação do metrô e os novos vagões da composição, foi agendada para a próxima sexta-feira, 27 de março, às 15h

Superintendência de Comunicação Institucional