INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Visitantes do Refeitório Popular tiraram dúvidas sobre previdência

Estande montado na Câmara de BH orientou população sobre direitos

terça-feira, 24 Fevereiro, 2015 - 00:00
Estande montado na Câmara de BH orientou população sobre direitos - Foto: Divulgação CMBH

Estande montado na Câmara de BH orientou população sobre direitos - Foto: Divulgação CMBH

Frequentadores do Refeitório Popular da Câmara Municipal de Belo Horizonte puderam esclarecer questões como agendamento de atendimento no INSS, valores de contribuições e benefícios nesta terça-feira (24/2). Sob a coordenação do Programa de Educação Previdenciária (Pep) do INSS, foi montado um estande no Núcleo de Cidadania do Legislativo para explicar direitos e deveres previdenciários.

Segundo o coordenador do programa em Belo Horizonte, Márcio Borges do Amaral, o objetivo da ação e do Pep é levar informação previdenciária para todos os segmentos da sociedade. Para isso, são promovidos palestras e cursos em empresas, sindicatos, igrejas e outras instituições. A atividade já foi realizada no Restaurante Popular Herbert de Souza, próximo à rodoviária, no dia 22 deste mês, qunado cinco mil pessoas puderam esclarecer suas questões. Mais duas unidades serão visitadas. “Temos um grande objetivo, o de inserir a cultura previdenciária na população. Não é só aposentadoria, há várias situações de risco social a serem amparadas pela previdência, como prisão, morte prematura, invalidez, gravidez não planejada e outras”, enumerou Borges do Amaral, que, com um microfone nas mãos, convidava os frequentadores do Refeitório a visitar o estande.

Informações

A pensionista Nanci Vieira foi uma das pessoas a procurar o estande. Ela pagou contribuição para o sobrinho por três anos, deseja voltar a pagá-la e saber do resgate relativo ao período pago. Vieira foi esclarecida pela funcionária responsável e ficou satisfeita: “Essa orientação é importantíssima. Todos devem saber que a contribuição é uma garantia, um fundo para o resto da vida”, afirmou.

Já o instrutor de autoescola Márcio Aurélio Félix da Silva queria saber se o tempo em que serviu obrigatoriamente ao Exército contaria para fins de contribuição. Segundo ele, a população tem pouca informação sobre direitos e deveres previdenciários.  

Superintendência de Comunicação Social