CRISE HÍDRICA

Funcionários da limpeza são orientados sobre uso da água na Casa

Entre as ações está a substituição das mangueiras e baldes por panos úmidos

sexta-feira, 27 Fevereiro, 2015 - 00:00

Diante do agravamento da crise hídrica na cidade e no estado, a Câmara de BH anunciou medidas para a redução do consumo na sede do Poder Legislativo Municipal. Uma das ações foi o treinamento dos funcionários da limpeza para o uso consciente na água, nesta sexta-feira (27/2). A palestra foi uma iniciativa do Núcleo de Cidadania da Casa, por meio do Programa Sustentabilidade, e contou com o apoio da Escola do Legislativo (Escleg).

A coordenadora do Programa Sustentabilidade, Adriana Fileto, conduziu o encontro, com grande participação dos funcionários que sugeriram, inclusive, dicas para economia, tanto em casa quanto na Câmara. Fileto lembrou que o bom uso da água deve ser uma preocupação de todos, pois a falta dela afeta a todas as pessoas. Ela explicou o ciclo da água no meio ambiente, falou sobre o nível dos reservatórios e a campanha da Copasa, e demonstrou a necessidade de conscientização: segundo pesquisas, a água é um recurso renovável, porém finito e escasso. Além disso, embora o planeta seja feito de água em sua maior parte, 97% dela é salgada e apenas 1% é acessível para consumo.

“Queremos economizar 30%. Uma das ações é a capacitação dos agentes de limpeza. Eles são muito importantes para participar e ajudar nesse processo, porque estão na ponta, utilizando a água para limpeza”, afirmou Fileto.

A encarregada de limpeza Shirlei Alves dos Reis conduziu o fim da palestra, citando as ações que devem ser seguidas pelos funcionários, como não deixar torneiras pingando, não utilizar mangueira e evitar o balde, substituindo-o por panos úmidos. A funcionária Eva Maria de Oliveira dos Santos, que sugeriu o uso da água que sobra em jarras na lavagem de banheiros, aprovou a campanha. Ela asseverou que pretende ajudar ao máximo e relatou que vê muito desperdício. “É muito importante economizar, para não faltar”, finalizou.

Programa Sustentabilidade

Criado em 2011 pela Portaria 13.074/11, o Programa Sustentabilidade é responsável por avaliar e propor boas práticas no âmbito da instituição. Como diretrizes centrais estão a adoção de medidas sustentáveis como a coleta seletiva e a racionalização do uso de água, papel e outros materiais, por meio de campanhas educativas e oficinas de capacitação.

Superintendência de Comunicação Institucional