ÁGUA EM BH

Comissão de Meio Ambiente e Mesa Diretora vão visitar Copasa na quinta

Objetivo é conhecer a situação atual do abastecimento em BH

sexta-feira, 13 Fevereiro, 2015 - 00:00
Comissão de Meio Ambiente e Mesa visitarão Copasa em 19/2. Imagem: site Copasa

Comissão de Meio Ambiente e Mesa visitarão Copasa em 19/2. Imagem: site Copasa

Diante da condição geral de escassez hídrica, os membros da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana e a Mesa Diretora farão uma visita técnica à Copasa, na próxima quinta-feira (19/2), às 10h, para buscar informações sobre as condições de abastecimento em Belo Horizonte.

“Queremos saber a situação real do abastecimento em Belo Horizonte. Nos últimos meses, a cidade já se avizinhava a crise e as informações não foram prestadas adequadamente à população”, ressaltou o vereador Tarcísio Caixeta (PT), que solicitou a visita à comissão.  Ele também afirmou que, além de conhecer a extensão da crise de abastecimento, a comissão deseja informações sobre medidas tomadas pelo governo do estado para resolver o problema.

Dados

Segundo publicação do site da Copasa, empresa pública de capital aberto que presta serviços de saneamento em Minas Gerais, levantamento realizado em janeiro mostra uma situação crítica do sistema de abastecimento de água nos municípios atendidos. 

Pelo relatório, o Sistema Paraopeba, que abastece a região metropolitana e é composto pelos reservatórios Serra Azul, Rio Manso e Vargem das Flores, opera atualmente com 30,25% de sua capacidade. Dos três reservatórios, o Sistema Serra Azul, que está com apenas 5,73% de seu volume, apresenta a pior condição, praticamente já operando em seu volume morto. Já o sistema Vargem das Flores apresenta capacidade atual de 28,31% e o sistema Rio Manso, 45,06%.

Superintendência de Comunicação Institucional