AUDIÊNCIA PÚBLICA

Servidores questionam mudanças na avaliação de desempenho

Prefeitura estabelece critérios mais rigorosos para progressão na carreira e gera insatisfação entre servidores. Audiência pública da Comissão de Administração Pública irá discutir o tema nesta quarta-feira (10/12), a partir das 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. Vereadores irão receber representantes do Executivo e dos servidores para debater a proposta apresentada pela PBH, que altera a avaliação de desempenho do funcionalismo público

terça-feira, 9 Dezembro, 2014 - 00:00
Servidores municipais questionam mudanças na avaliação de desempenho. Foto: Larissa Metzker/CMBH

Servidores municipais questionam mudanças na avaliação de desempenho. Foto: Larissa Metzker/CMBH

Maior rigor para concessão de progressão na carreira pública tem gerado insatisfação entre servidores municipais. Audiência pública da Comissão de Administração Pública irá discutir o tema nesta quarta-feira (10/12), a partir das 13h50, no Plenário Helvécio Arantes. Vereadores irão receber representantes do Executivo e dos servidores para debater a proposta apresentada pela PBH, que altera a avaliação de desempenho do funcionalismo público. A reunião foi requerida pelos vereadores Adriano Ventura (PT) e Juninho Paim (PT), por solicitação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel).

Conforme informações do Sindicato, a proposta da PBH, apresentada no último mês de novembro, dificultaria a progressão na carreira, o que "poderia levar a uma reprovação massiva" dos servidores. Como ponto negativo das mudanças, foi destacado o aumento da pontuação necessária para progressão horizontal (resultado da mescla entre tempo de serviço e avaliações de desempenho), que saltaria de 70% para 90%. Outro problema apontado é que a progressão vertical, obtida por meio de pontuação em quesitos ligados à formação profissional (escolaridade, participação em atividades docentes, projetos, gestão etc), passaria a ser condicionada à aprovação do servidor na avaliação de dempenho para progressão horizontal. Além disso, o número de vagas para promoção vertical seria limitado.

Outra mudança questionada pelo Sindibel seria a composição das avaliações. Atualmente, a análise de desempenho é composta, em 70%, pela avaliação de quesitos técnicos (assiduidade, pontualidade, eficiência, etc) e, em 30%, por análises feitas pelo gerente imediato, colegas e auto-avaliação. Com a nova proposta, as duas últimas avaliações seriam extintas.

Foram convidados para a audiência representantes das secretarias municipais de Governo e de Recursos Humanos; membros das associações dos Fiscais Sanitários Municipais da Prefeitura de Belo Horizonte (Afisa) e dos Agentes Fazendários da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; assim como integrantes da União dos Fiscais de Vigilância Sanitária de Nível Superior do Município de Belo Horizonte (Unavisa-BH).

Superintendência de Comunicação Institucional