EQUIPAMENTO PÚBLICO

Novo bicicletário público da Câmara atenderá visitantes e servidores

O equipamento é coberto, possui vigilância 24 horas e vagas para estacionamento de 20 bicicletas

segunda-feira, 22 Dezembro, 2014 - 00:00
Câmara inaugura bicicletário público com capacidade para 20 bicicletas. Imagem: Divulgação CMBH

Câmara inaugura bicicletário público com capacidade para 20 bicicletas. Imagem: Divulgação CMBH

Silenciosa e não poluente, com baixo custo de manutenção e muitos benefícios à saúde do usuário, a bicicleta tem se tornado um meio de transporte cada vez mais utilizado nas grandes cidades, permitindo ao ciclista evitar longos engarrafamentos e transtornos na busca por vagas de estacionamento. Alinhada à necessidade de se repensar a mobilidade urbana em Belo Horizonte, a Câmara Municipal inaugurou, nesta segunda-feira (22/12), o seu novo bicicletário. Instalado dentro do estacionamento oficial da Câmara, o equipamento é coberto e tem capacidade para 20 bicicletas. Com vigilância 24 horas, o bicicletário está disponível para visitantes e funcionários da instituição, tendo acesso pela entrada de veículos que fica ao lado da portaria principal, na Avenida dos Andradas.

O novo equipamento público recebeu o nome de Christiano D'Assunção Costa, ex-servidor da Casa, que faleceu em janeiro de 2014, vítima de uma tentativa de assalto. Aos 34 anos, Costa era chefe da Seção de Compras, sendo formado em Direito e Fisioterapeuta. O servidor foi lembrado pelos vereadores e familiares, além de colegas de trabalho. Presidente da Casa, o vereador Léo Burguês de Castro (PTdoB) homenageou Christiano Costa, destacando-o como uma pessoa querida e amável: “é um momento de muita emoção, a gente inaugura o primeiro bicicletário público de Belo Horizonte e realiza uma singela homenagem, mas que vai ficar aqui para sempre”. O parlamentar afirmou, ainda, que a Câmara busca, com o bicicletário, fomentar a qualidade de vida e a saúde, privilegiando um meio de transporte não poluente.

Para o secretário-geral da Casa, vereador Leonardo Mattos (PV), a Câmara está permanentemente se modernizando: “aqui abraçamos o ciclista e a família de um trabalhador muito querido. Está na hora de deixar de lado o transporte que polui para valorizarmos aquele que promove a inclusão, que não emite ruído e é sustentável”.

O vereador Adriano Ventura (PT), que também é ciclista e autor de projetos de lei incentivando o uso da bicicleta na cidade - por meio da implantação, ampliação e maior segurança das ciclovias -, parabenizou a Mesa Diretora pela iniciativa. “O ciclismo possibilita que você olhe o outro, permite que se perceba a coletividade”, lembrou o parlamentar, afirmando torcer pela reverberação dessa ação em outros espaços públicos.

Familiares

A mãe de Cristiano, Maria do Carmo Costa, emocionada, dirigiu-se ao público presente, principalmente colegas do filho, afirmando que “ele falava com carinho de todos vocês aqui e tratou a todos com muita igualdade. Quero que se lembrem do Cris pelo sorriso que ele tinha no olhar. Ele vive eternamente no nosso coração”. Durante a cerimônia, em que flores foram entregues aos familiares, foi lida uma carta da viúva, Letícia Coelho, que não pôde estar presente, mas agradeceu a todos na mensagem.

Ciclistas

Um representante da BH em Ciclo – Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, Augusto Schmidt elogiou a iniciativa. “É um passo muito importante no reconhecimento da bicicleta como meio de transporte. Ela permite que a gente conviva com a cidade de maneira mais humana, integrada e sustentável”. Schmidt lembrou que o bicicletário na Câmara é uma reinvindicação dos ciclistas desde 2012 e elogiou a construção, garantindo que foi escolhido o melhor modelo para o equipamento público.

Chefe de gabinete de Leonardo Mattos, a servidora Laura Beleza também é ciclista e contou que voltou às pedaladas há sete meses, quando se mudou para um imóvel há poucos quilômetros da Câmara. Segundo ela, havia grande dificuldade de estacionar a bicicleta, e era um incômodo colocá-la ao lado das motocicletas. Beleza também lembrou que, muitas vezes, é necessário deixar a bicicleta pernoitar, e o novo estacionamento irá trazer mais segurança.

Superintendência de Comunicação Institucional