AUDIÊNCIA PÚBLICA

Expositores querem volta da Feira das Flores para a Bernardo Monteiro

Há um ano e nove meses em endereço provisório, feirantes reclamam de queda nas vendas

sexta-feira, 5 Dezembro, 2014 - 00:00
Há um ano e nove meses em endereço provisório, feirantes reclamam de queda nas vendas - Foto: Mila Milowski

Há um ano e nove meses em endereço provisório, feirantes reclamam de queda nas vendas - Foto: Mila Milowski

Instalados na Avenida Carandaí, Bairro Funcionários, em caráter provisório desde março de 2013, expositores da Feira das Flores e da Cidadania reclamam de queda nas vendas após a mudança de endereço. Os feirantes tiveram que sair da Avenida Bernardo Monteiro por causa do risco iminente de queda de galhos dos Ficus, deteriorados pela mosca branca. Insatisfeitos, eles querem retornar ao antigo ponto. O assunto será tratado em audiência pública na próxima terça-feira (9/12), às 19h30, no Plenário Juscelino Kubistchek, pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. O requerimento é de autoria do vereador Gilson Reis (PCdoB).

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Defesa Civil informaram sobre a inviabilidade de retorno dos artesãos ao local, devido à ocorrência frequente de queda de galhos dos Ficus, mesmo após o combate à mosca-branca, tratamento e remoção de árvores. Outros problemas que comprometem as espécies vêm sendo investigados pela Fundação Oswaldo Cruz.

A própria Prefeitura reconhece que o atual espaço não apresenta o mesmo potencial de venda e visita se comparada ao antigo endereço, onde a feira esteve presente por mais de 11 anos. Todavia, entende que a região não oferece boas alternativas, aguardando, portanto, a conclusão do trabalho da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, responsável pela manutenção, monitoramento e tratamento da área do fícus, e a liberação da Avenida Bernardo Monteiro.

Foram convidados para a audiência representantes das secretárias municipais Adjunta de Planejamento Urbano; Adjunta de Direitos da Cidadania; de Governo; BHTrans e da Promotoria de Justiça de Defesa da Habitação e Urbanismo de Minas Gerais.

Superintendência de Comunicação Institucional