TV CÂMARA

Em pauta, obesidade infantil e poluição sonora

Edições inéditas estreiam nesta quinta (20) e sexta (21), às 18h, no canal 11 a cabo

quarta-feira, 19 Novembro, 2014 - 00:00

Com estreia nesta quinta-feira (20/11), às 18h, a edição do Câmara Debate desta semana vai discutir a poluição sonora em Belo Horizonte, onde o limite de decibéis permitidos, 47% superior ao de 30 anos atrás, continua sendo, diariamente, desrespeitado. Em 2013, foram registradas, no Disque Sossego, mais de 7 mil reclamações. O programa informará, ainda, sobre a realização de seminário, na Câmara Municipal, no dia 27 de novembro, para debater o assunto. Já o Câmara Entrevista, com edição inédita nesta sexta-feira (21/11), às 18h, abordará o problema da obesidade infantil na capital, mostrando iniciativas do poder público para reverter o quadro. Entre os projetos em tramitação na CMBH, o PL 594/13, de autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), garante a crianças da rede municipal uma alimentação saudável. A TV Câmara está no canal 11 a cabo (Net e Oi TV).

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o limite tolerável ao ouvido humano é de 65 decibéis (dB) e ruídos acima de 85 dB podem comprometer a audição, produzindo efeitos psicológicos e neurológicos, além de dor de cabeça e insônia. Estará em pauta, no Câmara Debate, a Lei do Silêncio, que, em Belo Horizonte, completa 65 anos, mostrando-se que, apesar disso, continuam as reclamações quanto ao barulho. Outro ponto a ser abordado é a realização de um seminário na Câmara Municipal, no dia 27 de novembro, para discutir aspectos ambientais, sociais e econômicos que envolvem ruídos e vibrações sonoras. Serão dadas, ainda, orientações sobre como preservar a audição e a saúde do belorizontino.

Participarão do debate o diretor da Sociedade Brasileira de Acústica, coordenador da Comissão de Acústica da ABNT e engenheiro, Krisdany Vinícius Cavalcante, o coordenador do Movimento das Associações de Moradores de Belo Horizonte, Fernando Santana, o presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e dos Interesses Coletivos da Sociedade, da Ordem dos Advogados de Minas Gerais, Wilson Ferreira Campos, e o chefe da Divisão de Consultoria Legislativa da Câmara Municipal, Maurício Moura.

O Câmara Debate tem reprises sábado e terça-feira, às 18h, e segunda, quarta e sexta-feira, às 6h30.

Câmara Entrevista

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, 15% das crianças de 6 a 14 anos da capital mineira estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde e pelo Ministério da Saúde. Em consequência da obesidade, essas crianças são acometidas por patologias como diabetes, doenças cardiovasculares e psicológicas, entre elas depressão e transtornos de ansiedade.

Destacando o papel da escola no combate à obesidade infantil, o Câmara Entrevista vai mostrar programas desenvolvidos pela Prefeitura de Belo Horizonte para combater a obesidade infantil, como o projeto Educação Alimentar Nutricional, que este ano contou com a participação de 21 escolas. Visando sensibilizar alunos e familiares sobre a importância de uma alimentação saudável, o projeto tem como público alvo alunos de 9 e 10 anos, mas também incentiva crianças mais novas a adotarem esse hábito.

Projetos de lei

Buscando proporcionar às crianças uma alimentação saudável e natural, evitando-se o consumo de alimentos industrializados e com agrotóxicos pelas crianças, o poder público tem apresentado propostas para a cidade. De autoria do vereador Joel Moreia Filho, três projetos de lei sobre o assunto tramitam na Câmara Municipal.

O PL 594/13 determina que lanchonetes instaladas nas escolas de ensino médio e fundamental, particulares e da rede pública, obedeçam a padrões técnicos de qualidade nutricional que assegurem a saúde dos consumidores, de modo a prevenir a obesidade, diabetes, hipertensão e problemas do aparelho digestivo. O PL 813/13 institui o Dia Municipal de Combate à Obesidade Infantil, a ser comemorado na última segunda-feira do mês de agosto. Já o PL 573/13 institui o Programa de Obesidade Zero, a ser coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e implantado na rede municipal de saúde pública, destinado à prevenção da obesidade, a fim de garantir a saúde física da população.

No Câmara Entrevista, discutirão o tema a coordenadora do programa Saúde na Escola, da Secretaria Municipal de Educação, Ludmilla Soares, a nutricionista e coordenadora do projeto nutricional da UFMG, Paula Martins Horta, e o vereador Joel Moreira Filho.

O Câmara Entrevista tem reprises no domingo, segunda e quarta-feira, às 18h, e sábado, terça e quinta-feira, às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional