GRANDE COLAR 2014

Câmara homenageia personalidades e instituições por sua atuação

Solenidade reúne centenas de autoridades e convidados

segunda-feira, 24 Novembro, 2014 - 00:00
Solenidade reúne centenas de autoridades e convidados

Solenidade reúne centenas de autoridades e convidados

Maior honraria concedida pelo parlamento municipal, o Grande Colar do Mérito Legislativo 2014 reunirá centenas de convidados para agraciamento de pessoas e entidades de diferentes áreas de atuação por suas contribuições à cidade de Belo Horizonte. Em sua 12ª edição, a homenagem terá como patrono o ex-vereador, Professor Elias Murad. O orador convidado será o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ministro Antônio José de Barros Levenhagen. O evento acontecerá nesta segunda-feira (24/11), às 20h, no Minascentro.

“Independente da área de atuação, seja da ciência ao lazer, da educação à política, somos gratos a todas essas pessoas pelo que oferecem à nossa sociedade”, afirma o vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), presidente da Câmara Municipal. “A Câmara reconhece em todos eles a grandeza que têm e o serviço prestado”, completou.

Instituído pela Resolução nº 2.050 de 2003, em substituição à Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, o Grande Colar é entregue, anualmente, àquelas personalidades ou instituições que tenham se destacado e contribuído para o desenvolvimento da cidade, do estado e do país em diversos aspectos. As indicações podem ser feitas pelos 41 vereadores e pelo Conselho de Agraciamento, composto pelos membros da Mesa Diretora e o Corregedor da Casa.

A lista de agraciados inclui médicos, professores, artistas, empresários, jornalistas, executivos, militares, líderes religiosos e políticos de destaque nos âmbitos municipal, estadual e federal, além de empresas e entidades que tenham colaborado para o crescimento da cidade.

Homenagem a Elias Murad

A cada edição, a Câmara Municipal escolhe um patrono, que empresta à comenda seu nome e sua trajetória, como símbolo dos valores e princípios sintetizados por ele. Em 2014, o grande homenageado é o ex-vereador Professor Elias Murad (1926-2013). Médico e professor, ex-vereador e ex-deputado, Elias Murad morreu no início do ano passado, aos 86 anos, vítima de pneumonia.

Murad foi deputado federal por quatro legislaturas (1987-1991, 1991-1995, 1995-1999 e 1999-2003) e vereador de Belo Horizonte a partir de 2004, por duas legislaturas. Foi filiado ao PTB, de 1987-1989 e, posteriormente, até o fim da vida, ao PSDB.

Nascido na cidade mineira de Rio Vermelho e conhecido como “Professor Elias Murad”, José Elias Murad graduou-se em Medicina e Farmácia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Especialização em Psicofarmacologia pela Universidade de Paris (França), Especialização em Bioquímica Cerebral pela Universidade do Texas (EUA), e Especialização em Planejamento Familiar pela Universidade do Colorado (EUA). Também foi professor da UFMG e da Faculdade de Ciências Médicas e professor convidado da Universidade do Mississipi, EUA.

Em sua trajetória política, Murad ficou conhecido por defender a saúde pública, especialmente o combate às drogas. Vários projetos de lei de autoria do parlamentar vivaram leis municipais, como a Lei 10.149/2011, que obriga a afixação, em academias de ginástica, centros esportivos e estabelecimentos similares, de cartaz com advertência sobre as consequências do uso de anabolizantes; a Lei 10.138/2011, sobre a obrigatoriedade de os clubes sociais, centros esportivos e similares exibirem avisos sobre perigos da exposição indevida da pele humana ao sol, e a Lei 9.197/2006, sobre a proibição da comercialização de álcool líquido em drogarias, supermercados e outros estabelecimentos comerciais no Município. Elias Murad ainda fundou e presidiu a ABRAÇO – Associação Brasileira Comunitária para a Prevenção do Abuso de Drogas.

Superintendência de Comunicação Institucional