AUDIÊNCIA PÚBLICA

Atendimento de pessoas com deficiência no transporte público em foco

Há relatos de diversos acidentes envolvendo usuários com deficiência

sexta-feira, 21 Novembro, 2014 - 00:00
Há relatos de diversos acidentes envolvendo usuários com deficiência - Foto: Willian Dias/ALMG

Há relatos de diversos acidentes envolvendo usuários com deficiência - Foto: Willian Dias/ALMG

Falta de manutenção de elevadores, de qualificação de agentes de bordo e de acessibilidade nas estações para pessoas com deficiência física e visual são algumas das dificuldades relatadas por esses usuários no transporte público. Na próxima segunda-feira (24/11), o assunto será tema de audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, a requerimento do vereador Leonardo Mattos (PV).

“Queremos saber quais as providências que as empresas de ônibus e a BHTrans estão tomando para que o atendimento às pessoas com deficiência seja mais eficiente”, destacou Mattos. O parlamentar quer conhecer qual a política de prevenção de acidentes para pessoas com e a política de assistência as vítimas.

Segundo o Movimento Unificado dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte (MudeviBH), o novo sistema de transporte coletivo da capital, o Move/BRT, preocupa os usuários com deficiência visual já que não há sinalizações sonoras na maioria dos ônibus e funcionários que possam auxiliar no embarque e desembarque.

“Há registro de deficiente que teve o braço preso na porta do BRT e de outros que cairam na pista exclusiva porque o vão de conexão estava com as portas abertas. Existem relatos também de diversos deficientes visuais que caíram devido à distância da porta do veiculo com as plataformas das estações”, conta o integrante do Movimento, Francisco Silva Soares, que sugere imlpantação de sistema sonoro, pisos táteis e de placas em Braille.

Convidados

Para participar do debate, foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Governo, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, BHTrans, Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência, Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso e ao Portador de Necessidade Especial, Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB, Defensoria Pública Especializada do Idoso e da Pessoa com Deficiência, União Auxiliadora dos Cegos; Associação Mães que Informam (AMI); além de representantes das pessoas com deficiência.

A reunião é aberta à participação de todos os interessados e também pode ser acompanhada ao vivo pelo portal da CMBH, por meio da opção TV Câmara, localizada na coluna à esquerda da página principal.

Superintendência de Comunicação Institucional