TV CÂMARA

Saúde do homem e mortalidade infantil em pauta nesta semana

Novembro marca conscientização contra câncer de próstata. BH avança na redução da mortalidade infantil

terça-feira, 28 Outubro, 2014 - 00:00
Mês de novembro marca conscientização contra câncer de próstata. BH atingiu resultado importante contra mortalidade infantil

Mês de novembro marca conscientização contra câncer de próstata. BH atingiu resultado importante contra mortalidade infantil

O Câmara Debate que estreia nesta quinta-feira, às 18h, coloca em pauta um resultado histórico importante para a saúde na capital: a redução da mortalidade infantil para menos  de 10 crianças em cada mil nascidas vivas. Em 1993 eram mais de 34 mortes por mil. Já o programa Câmara Entrevista, com edição inédita na sexta-feira, 18h, vai tratar da conscientização para prevenção do câncer de próstata e as principais doenças que atingem os homens. A TV Câmara está no ar no canal 11 a cabo (Net e Oi TV).

Com base nos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os resultados alcançados com a redução da mortalidade infantil – uma queda de mais de 70% em 20 anos, superando as metas traçadas pela ONU para 2015 – deveram-se a várias ações na rede pública, como atenção especial ao pré-natal, cuidados ao recém-nascido nos centros de saúde da cidade e ampliação das equipes de saúde da família.

Para discutir esses avanços e o que ainda precisa ser melhorado,foram convidados o presidente do Conselho Municipal de Saúdede belo horizonte, Wilton Rodrigues, areferência técnica da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, Simone Castro, o diretor clínico do Hospital Sofia Feldman, João Batista de Castro Lima, e o vereador, membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, Doutor Sandro.

O Câmara Debate tem reprises sábado e terça-feira, às 18h, e segunda, quarta e sexta-feira às 6h30.

Câmara Entrevista

O programa Câmara Entrevista vai discutir a saúde do homem, tendo como foco o movimento Novembro Azul, mês dedicado à campanha de combate ao câncer de próstata. Durante este período, as entidades ligadas à causa se mobilizam para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, que, só em 2011, provocou mais de 13 mil mortes no país. Muitos, embora não admitam, ainda têm muito preconceito contra o exame que detecta a doença.

De acordo com o Ministério da Saúde, os homens vivem em média sete anos a menos do que as mulheres, e, além do câncer de próstata, as mortes masculinas estão ligadas à problemas como avc, cirrose e diabetes.

No programa, três médicos especialistas vão dar dicas para o bem-estar masculino: André Murad, professor de Oncologia da Faculdade de Medicina da UFMG; o urologista Antônio Peixoto Cunha, que também é professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas e presidente da Sociedade Mineira de Urologia; e Geraldo Magalhães, presidente da Sociedade Mineira de Dermatologia.

O Câmara Entrevista tem reprises no domingo, segunda e quarta-feira, às 18h, e sábado, terça e quinta-feira às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional