TV CÂMARA

Saúde da mulher e acessibilidade em pauta nesta semana

Programas inéditos estreiam nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no canal 11 a cabo

quarta-feira, 15 Outubro, 2014 - 00:00
Programas inéditos estreiam nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no canal 11 a cabo

Programas inéditos estreiam nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no canal 11 a cabo

Como Belo Horizonte vem se adequando para que pessoas com algum tipo de deficiência tenham garantido o seu direito de ir e vir, e o que pode ser feito para oferecer a elas mais segurança e conforto. Este é o assunto do Câmara Debate desta semana. Já os problemas de saúde que afetam as mulheres serão tratados no Câmara Entrevista. As edições inéditas e reprises são exibidas no canal 11 a cabo (Net e Oi TV).

Segundo o IBGE, mais de 23% da população do país, ou seja, mais de 45 milhões de pessoas, possuem pelo menos uma deficiência, visual, auditiva, motora ou mental. No dia a dia, essas pessoas dependem muito das condições de acessibilidade dos espaços e equipamentos urbanos, das edificações e dos serviços de transporte, para o trabalho, estudo ou lazer. Segundo especialistas, a legislação brasileira sobre o assunto é a mais inclusiva das Américas, mas, em contrapartida, a menos respeitada.

Participarão do programa a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais, Ana Lúcia de Oliveira, a coordenadora da Coordenadoria de Direitos das Pessoas com Deficiência da Prefeitura de Belo Horizonte, Maria Cristina Abreu Domingos Reis, e a presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil em Minas Gerais, Rose Guedes.

O Câmara Debate é reprisado aos sábados e às terças-feiras, às 18h, e aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h30.

Câmara Entrevista

De acordo com pesquisas divulgadas pelo IBGE, a expectativa de vida das mulheres tem aumentado no país, nas últimas décadas. Hoje, os homens vivem em média 71 anos, enquanto as mulheres já passaram dos 78. Mesmo assim, elas convivem, no dia a dia, com o risco de diferentes doenças, que merecem atenção especial. Hipertensão, obesidade, diabetes, e insuficência cardíaca estão entre as enfermidades que mais afetam esse público.
 
Para discutir a saúde feminina, bem como medidas focadas na prevenção às doenças, a TV Câmara BH vai receber em seus estúdios médicos e especialistas em saúde e direitos da mulher. Entre os convidados estão Nereida de Faria Santana, clínica geral; Gisele Maciel, ginecologista; Flávius Marinho Vieira, clínico geral e nutrólogo; além da vereadora Elaine Matozinhos, que vai falar sobre o combate à violência contra as mulheres. 
 
O programa estreia nesta sexta-feira, às 18h, com reprises no domingo, segunda e quarta-feira, no mesmo horário, e no sábado, terça e quinta-feira, às 6h30.
 
Superintendência de Comunicação Institucional