COMPOSIÇÃO DA CÂMARA DE BH

Quatro suplentes assumirão cadeiras de vereadores eleitos deputados

Congratulações dos colegas e agradecimentos dos vereadores eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Câmara Federal no último domingo (5/10) marcaram a reunião plenária desta segunda-feira (6/10). Em seus pronunciamentos, os parlamentares também parabenizaram os suplentes Reinaldo Gomes de Souza (PMDB), Marcio Almeida (PRP), Heleno (PHS) e Lucio Bocão (PTN), que assumirão, respectivamente, as vagas deixadas por Iran Barbosa, Marcelo Álvaro Antônio, Marcelo Aro e Delegado Edson Moreira.

segunda-feira, 6 Outubro, 2014 - 00:00
Câmara de BH terá nova composição após resultado das eleições de 2014

Câmara de BH terá nova composição após resultado das eleições de 2014

Congratulações dos colegas e agradecimentos dos vereadores eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Câmara Federal no último domingo (5/10) marcaram a reunião plenária desta segunda-feira (6/10). Em seus pronunciamentos, os parlamentares também parabenizaram os suplentes Reinaldo Gomes de Souza (PMDB), Marcio Almeida (PRP), Heleno (PHS) e Lucio Bocão (PTN), que assumirão, respectivamente, as vagas deixadas por Iran Barbosa, Marcelo Álvaro Antônio, Marcelo Aro e Delegado Edson Moreira. Oriundos da Região Nordeste da capital, os dois primeiros já exerceram mandatos na Casa.

Na primeira reunião plenária após as eleições de 2014, realizada nesta segunda-feira (6/10), os vereadores de Belo Horizonte se revezaram ao microfone para comentar as eleições, parabenizando os candidatos eleitos e também aqueles que obtiveram votações expressivas, refletindo o trabalho realizado na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Os parlamentares eleitos agradeceram servidores, assessores e colegas pelo apoio, o aprendizado e as experiências vividas na Casa, que os ajudaram a se preparar para os novos caminhos.

Os membros do Legislativo Municipal também comentaram as eleições para presidente da República e governador do Estado e elogiaram as conquistas de seus candidatos e colegas de partido. O secretário-geral Leonardo Mattos (PV) apontou aspectos sociológicos das campanhas eleitorais e alertou os colegas sobre o “recado” dado à Casa pela população. Para ele, as teses que proporcionaram a vitória dos candidatos, como a segurança pública e a verba indenizatória, devem ser devidamente pautadas e debatidas pelo parlamento municipal, que precisa estar mais próximo da população.

A reunião foi encerrada após o pinga-fogo, por falta de quórum. A pauta, sobrestada por dez vetos do Executivo a serem mantidos ou rejeitados pelos parlamentares e outros 37 projetos de lei foi transferida para a próxima reunião.

Suplentes assumem em 2015

Com a ida dos eleitos para a Assembleia e o Congresso Nacional, a partir de fevereiro de 2015 quatro novos vereadores passarão a compor o Legislativo de Belo Horizonte.

Substituindo Iran Barbosa, volta à Câmara o ex-vereador Reinaldo Gomes de Souza (PMDB), mais conhecido como Preto do Sacolão, que também representou o partido na última legislatura (2009-2012). Durante seu mandato, Reinaldo ocupou a presidência da Comissão de Saúde e Saneamento. Comemorando a oportunidade de dar prosseguimento ao trabalho iniciado, o parlamentar destacou seu compromisso com a Regional Nordeste e o empenho em organizar o crescimento da região, expressivo nos últimos anos. 

Proveniente da mesma região, o suplente do deputado federal eleito Marcelo Álvaro Antônio, ex-vereador Márcio Almeida (PRP), ressaltou o resgate da representatividade da Regional Nordeste na Câmara após dois anos, mas destacou a necessidade de trabalhar não só pela região, mas por toda a cidade. Ex-presidente da Comissão de Participação Popular na última legislatura, Almeida afirmou que pretende continuar a trabalhar no que mais “sabe e gosta de fazer”: o trabalho social, em benefício de toda a população de Belo Horizonte, além de manter o diálogo e o bom relacionamento com os colegas na Casa.

No lugar do Delegado Edson Moreira, que também obteve uma cadeira na Câmara Federal, assumirá em 2015 o suplente Lúcio Bocão (PTN). “Animado e com muita força”, o novo vereador afirmou a disposição de cumprir a função de fiscalizar o Executivo e apontou como prioridades cuidar das escolas e dos postos de saúde, além de atuar “fortemente” nas áreas sociais. Bocão destacou o fato de ser o primeiro vereador eleito de sua comunidade, a Cabana do Pai Tomás, na Região Oeste da capital, e prometeu atenção especial à região, “esquecida pelas autoridades”.

Superintendência de Comunicação Institucional