PARLAMENTO JOVEM ESTADUAL

Programação do ano será encerrada com votação de propostas para idosos

Serão votadas 56 propostas, apresentadas por 27 municípios

terça-feira, 28 Outubro, 2014 - 00:00
Estudantes tiveram várias reuniões na Câmara de BH ao longo de 2014 - Foto: Mila Milowski

Estudantes tiveram várias reuniões na Câmara de BH ao longo de 2014 - Foto: Mila Milowski

Na próxima sexta-feira (31/10), encerram-se as atividades da etapa estadual do PJ de Minas, às 18h30, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG). Nessa etapa, estudantes de todos os municípios do Estado votarão 56 propostas sobre o tema “Envelhecimento e Qualidade de Vida”, dividido nos subtemas “Direito ao envelhecimento com qualidade de vida”, “Promoção da convivência intergeracional” e “Protagonismo social e político”, apresentadas e discutidas em oficinas e palestras, por 27 municípios, desde março deste ano.  As propostas eleitas serão consolidadas em um documento final, a ser apresentado oficialmente à Comissão de Participação Popular da ALMG, em reunião ordinária.

Para o encerramento das atividades, alunos e coordenadores municipais de todo o Estado se reunirão no Sesc Venda Nova. Também estão programadas outras atividades na Assembleia Legislativa, onde acontece a plenária final.

Programação

Na quarta-feira (29/10), os estudantes participarão de uma atividade de entrosamento e de uma oficina de teatro no Sesc Venda Nova. Na quinta (30/10), ainda no Sesc, será apresentado o processo de escolha do tema de 2015, com relatos da etapa regional. Na sequência, os alunos seguem para a Escola do Legislativo da ALMG, onde terão uma explicação sobre a dinâmica dos grupos de trabalho e da plenária final e serão escolhidos os coordenadores e relatores dos grupos de trabalho. Na sexta-feira (31/10), encerram-se, oficialmente, as atividades da etapa estadual 2014 e do PJ de Minas, no plenário da ALMG.

O projeto

O PJ de Minas é um programa de formação política, destinado a estudantes de ensino médio e superior de municípios mineiros, que têm a oportunidade de conhecer e colocar em prática instrumentos de participação popular nos parlamentos municipal e estadual. Completando dez anos de existência, o PJ é realizado por meio de parceria entre a ALMG, PUC Minas e escolas legislativas de câmaras municipais mineiras. A partir de 2014, Belo Horizonte passou a integrar a etapa regional, com a participação de Betim e Contagem. Por meio de atividades educativas, a cada ano, é trabalhado um tema, que é discutido nas etapas municipal, regional e estadual.

Superintendência de Comunicação Institucional