TV CÂMARA

Programa que estreia nesta quinta vai falar sobre comunicação pública

Assunto é tema de seminário a ser realizado pela Câmara no dia 30/10 com inscrições gratuitas

quarta-feira, 22 Outubro, 2014 - 00:00

O programa Câmara Debate que estreia nesta quinta-feira (23/10), às 18h, vai discutir a comunicação pública, tendo como foco o I Seminário de Comunicação Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte, a realizar-se no dia 30 de outubro. O evento vai contar com a participação de acadêmicos e de profissionais que atuam no Senado Federal e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo Portal da Câmara até o dia 28 de outubro. O Câmara Debate é exibido no canal 11 da TV por assinatura (Net e Oi TV).

Durante o Câmara Debate será apresentada a programação do seminário que irá tratar, entre outras questões, das interfaces e tensões entre a comunicação pública e a comunicação política, das políticas e estratégias de comunicação pública no Senado Federal e da interação entre o cidadão e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O Câmara Debate também deverá apresentar o histórico da área de comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais e a evolução pela qual passou a TV ALMG desde sua fundação. Saiba mais sobre o seminário e inscreva-se aqui.

Vão participar do programa o mestre em comunicação pela UFMG e jornalista da Superintendência de Comunicação da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Roberto Almeida;o diretor do Instituto de Comunicação e Arte do Centro Universitário UNA, Lélio Fabiano dos Santos; a assessora de comunicação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Letícia Lima de Paula; eo coordenador de TV, áudio e web da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Guilherme Minassa.

O Câmara Debate é reprisado aos sábados e às terças-feiras, às 18h, e aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras, às 6h30.

Câmara Entrevista

Já os problemas de saúde provocados pelo uso excessivo dos aparelhos tecnológicos (celulares, computadores e fones de ouvido) serão tratados no Câmara Entrevista, que estreia na sexta-feira (24/10), às 18h.

Com o crescimento tecnológico, é possível compartilhar fotos, vídeos e músicas; são realizadas, ainda, transações financeiras e cursos virtuais. Mas, apesar dos benefícios proporcionados pela tecnologia, em casa ou no trabalho, a conexão à internet e às redes sociais por tempo excessivo pode ocasionar doenças, como lesões por esforço repetitivo (LER) e distúrbios mentais.

O uso abusivo do computador ou celular pode causar problemas de memória, distúrbios no sono, além de stress e fadiga. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, de 60 a 70 por cento dos casos de afastamento e invalidez são provenientes da lesão por esforço repetitivo (LER) e outros distúrbios relacionados ao trabalho.

Doenças como a depressão e a anorexia também podem ser estimuladas pela exposição excessiva às novas tecnologias e jogos eletrônicos utilizados por horas prolongadas podem provocar convulsões, epilepsia, AVC e Alzheimer. Além disso, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, pelo menos 5% das perdas auditivas no Brasil são ocasionadas pelo mau uso de fones.

Participarão do Câmara Entrevista Wagner Meira Júnior, professor de Ciência da Computação da UFMG e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web, Fernando Pimentel de Souza, neurocientista e professor de Neurofisiologia da UFMG, Luiz Carlos Brant, psicólogo, doutor em Saúde e Trabalho, pós doutor em Saúde Coletiva e professor do curso de Gestão de Serviços da Saúde da UFMG.

O programa tem reprises no domingo, segunda e quarta-feira, no mesmo horário, e no sábado, terça e quinta-feira, às 6h30.

Superintendência de Comunicação Institucional