COMISSÃO DE EDUCAÇÃO

Prevenção de drogas nas escolas foi tema de debate

Fortalecimento da Bienal do Livro também esteve em pauta

quarta-feira, 1 Outubro, 2014 - 00:00
Pelé do Volei (PTdoB), Professor Ronaldo Gontijo (PPS) e Professor Wendel (PSB), em reunião da Comissão (Foto: Mila Milowski)

Pelé do Volei (PTdoB), Professor Ronaldo Gontijo (PPS) e Professor Wendel (PSB), em reunião da Comissão (Foto: Mila Milowski)

A prevenção ao uso drogas entre alunos da rede municipal de ensino esteve em pauta em reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultural, Desporto, Lazer e Turismo, realizada nesta quarta-feira (1º/10). O colegiado emitiu, em 1º turno, parecer pela rejeição ao projeto de lei 1118/14, que sugere a inclusão de conteúdo sobre prevenção ao consumo de entorpecentes no currículo escolar. O objetivo seria conscientizar estudantes sobre os efeitos e consequência da dependência química.

De acordo com o relator do texto, vereador Ronaldo Gontijo (PPS), embora o PL trate de tema de primeira importância, a discussão sobre o assunto já é realizada de forma transversal nas escolas, em diferentes disciplinas, como ciências, língua portuguesa, redação, entre outras. Em seu parecer, o parlamentar explica ainda que a inclusão do conteúdo implicaria “a retirada de outra disciplina da grade curricular dos alunos, o que é por certo inadequado, uma vez que a atual grade abrange todas as disciplinas necessárias para a formação do aluno”. Antes de seguir para a sanção ou veto do prefeito, o PL precisa ser aprovado em dois turnos no Plenário da Câmara.

Ainda na reunião desta quarta, a Comissão emitiu parecer pela aprovação, em 1º turno,  do PL 1128/14, que inclui a Bienal do Livro de Minas Gerais no Calendário Oficial de Festas e Eventos do Município. Em sua primeira edição no formato de bienal, o evento registrou a presença de mais de 250 mil visitantes, que participaram de palestras, rodas de conversa com escritores e diferentes atividades culturais e educativas. O projeto de lei, que já concluiu a tramitação nas comissões de mérito, está pronto para ser votado em plenário.

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional