Trânsito e Transporte

Legislativo Municipal propõe medidas em benefício dos motociclistas

Além do adicional de periculosidade, concedido por lei federal, categoria pode ser beneficiada por normas municipais

quarta-feira, 15 Outubro, 2014 - 00:00
Projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte propõem medidas em benefício da categoria

Projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Belo Horizonte propõem medidas em benefício da categoria

Aprovada na Câmara dos Deputados em dezembro de 2013 e no Senado em maio deste ano, lei federal regulamentada na terça-feira (14/10) reconhece as profissões de mototaxi, motoboy, motofrete e serviço comunitário de rua como atividades perigosas. Com isso, as categorias passam a ter direito a adicional de periculosidade de 30% sobre o valor do salário, beneficiando mais de dois milhões de trabalhadores em todo o país. Na Câmara de BH, outras iniciativas buscam garantir os direitos e a segurança desses profissionais, hoje fundamentais na rotina dos grandes centros urbanos.

Sancionada em junho pela presidente Dilma Roussef, a Lei 12.997/14 altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) determinando a concessão do adicional de 30% sobre o salário dos brasileiros que usam a moto para trabalhar, enfrentando perigos e até mesmo risco de vida no trânsito cada vez mais violento das grandes cidades. Crescente nos ambientes urbanos, a categoria inclui cerca de 2 milhões de trabalhadores em todo o país. A norma entrou em vigor na última terça-feira (14/10) com a publicação, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, da Portaria 1.565/14, que regulamenta as situações que geram direito ao adicional.

A regulamentação permitirá que não apenas os mototaxistas e motoboys, mas também rondantes noturnos, vendedores e representantes comerciais, entre outros profissionais que utilizam a moto no desempenho de suas atividades, recebam o benefício já a partir do salário de outubro, a ser pago em novembro. De acordo com Rogério dos Santos Lara, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Motociclistas e Ciclistas de Minas Gerais, somente em Belo Horizonte mais de 80 mil profissionais serão beneficiados pela lei. 

Legislação municipal

Em consonância com a iniciativa do Legislativo Federal, tramitam no Legislativo Municipal diversos projetos de lei voltados aos motociclistas e motofretistas de Belo Horizonte. As propostas têm o objetivo de regulamentar a utilização dos veículos e acessórios no exercício da atividade e garantir mais segurança e melhores condições de trabalho para esses profissionais. Todas aguardam apreciação e votação do plenário em 1º turno.

Para facilitar a realização de entregas, principal atividade profissional dos motociclistas da capital, o PL 436/13, do vereador Antônio Torres Gunda (PRP) cria estacionamentos rotativos gratuitos para carga e descarga de motocicletas, motonetas ou triciclo motorizados, colaborando para a agilização da prestação do serviço e para a melhoria das condições de trabalho dos condutores.

Garantindo o acesso dos motociclistas aos estacionamentos disponíveis, sem precisar ocupar o espaço entre dois automóveis, o PL 199/13, assinado por Joel Moreira Filho (PTC), prevê a reserva de vagas exclusivas e delimitadas para motocicletas em todos os estacionamentos regulamentados nas vias públicas do município.

Mais segurança

De autoria de Daniel Nepomuceno (PSB), o  PL 679/13 altera a Lei nº 10.220, que dispõe sobre o exercício da atividade de transporte remunerado de pequenas cargas em motocicleta, proibindo o transporte de produtos inflamáveis ou tóxicos e condicionando a condução de botijões de gás e galões de água mineral à instalação de side-car. Também com vistas à proteção da integridade física dos motociclistas, aguarda votação o PL 851/13, de Veré da Farmácia (PTdoB), que obriga a instalação de antenas de proteção contra fios cortantes nas motocicletas da capital.

No intuito de reduzir o número de acidentes envolvendo carros e motos, o PL 930/13, proposto por Juliano Lopes (SDD), autoriza o Poder Executivo a instalar faixas e pistas exclusivas para motos nas vias de grande circulação do município, a serem definidas por critérios técnicos e em conformidade com as peculiaridades do trânsito de cada local. Já o PL 645/13, assinado por Joel Moreira Filho (PTC), propõe a aplicação de 10% dos recursos arrecadados com os estacionamentos rotativos da cidade em instalação de câmeras de monitoramento, localizadas em vias públicas com altos índices de furtos e roubos de carros e motocicletas.

Proposta mais recente sobre o tema apresentada na Casa, o Projeto de lei 1029/14, do vereador Juninho Los Hermanos (SDD), prevê a demarcação de espaço exclusivo para a parada de motocicletas, localizado entre os demais veículos e a faixa de pedestres, durante o tempo de espera de abertura dos semáforos. Segundo o autor, a medida, já adotada em cidades da Europa, bem como em São Paulo e cidades do interior, ordena melhor o fluxo de veículos, evita conflitos e garante maior segurança a condutores e pedestres.

Legalidade e conscientização

Para aqueles que utilizam ou pretendem utilizar a motocicleta para fins profissionais, é fundamental ser habilitado e ter bons conhecimentos de normas de trânsito e direção defensiva, além de buscar a devida regularização de sua atividade nos aspectos legal e trabalhista.

Nesse sentido, o PL 680/13, de Daniel Nepomuceno, regulamenta o exercício das atividades dos profissionais em serviço comunitário de rua com o uso de motocicleta (motovigia), estabelecendo regras gerais para o exercício da função. Para democratizar o acesso de pessoas interessadas em exercer atividades profissionais em cima de uma moto, o PL 435/13, de autoria de Gunda, propõe a criação da Auto Escola Pública de Trânsito de Belo Horizonte (AEPT-BH), com unidades em cada uma das regionais da cidade, com a oferta gratuita de cursos teóricos para primeira habilitação e de pilotagem segura para os condutores de motocicletas, entre outros.

Visando à conscientização de motoristas, motoqueiros,ciclistas e pedestres, estimulando o cumprimento das normas e o convívio respeitoso, o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) apresentou o PL 321/13, que institui campanha permanente de educação sobre o trânsito na capital.

Superintendência de Comunicação Institucional