SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA

Experiência da ALMG será tema de uma das palestras do evento

Intenção é apresentar os instrumentos de informação e diálogo com os públicos

sexta-feira, 17 Outubro, 2014 - 00:00

No próximo dia 30 de outubro, a Câmara Municipal de Belo Horizonte realiza seu I Seminário de Comunicação Pública – Participação com o cidadão e diálogos com o Legislativo. Entre os palestrantes estará o diretor de comunicação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Lúcio Pérez, para falar sobre o processo de estruturação da área no Legislativo Estadual e o relacionamento com a sociedade.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento ocorrerá das 8h30 às 16h, no Plenário Amynthas de Barros, na Câmara. Pesquisadores e profissionais de organizações públicas de várias partes do País vão colocar em discussão estratégias e conceitos voltados para potencializar os canais de troca, comunicação e escuta entre o poder público e os cidadãos.

Abertura e diálogo

Depois de expor uma breve conceituação sobre comunicação pública, Lúcio Pérez vai apresentar como esse processo acontece na Assembleia, contando sobre o desenvolvimento da área nas últimas duas décadas, como funciona e se organiza a estrutura de comunicação e relação com os públicos. Segundo ele, a ALMG começou um processo de organização da área a partir de um fato histórico: a promulgação da Constituição Estadual de 1989.

“Nesse momento, a Assembleia buscou se abrir para ouvir a sociedade e percebeu que precisava de instrumentos para chegar ao cidadão. Em consequência, promoveu uma série de pesquisas que demostraram a necessidade de realização de determinadas ações para aproximar legislativo da sociedade”, afirmou. Dentre essas ações, houve uma expansão das atividades do órgão para o interior do estado, em que a comunicação teve papel importante. Também foi impulsionada a disponibilização de informações constantes em bancos de dados no ambiente virtual, já que a internet estava se popularizando. 

Pioneirismo no país

De acordo com Pérez, no início da década de 90 não havia uma Diretoria de Comunicação, apenas de relações públicas e cerimonial. Em 1992 foi realizado o primeiro concurso para o cargo de jornalista. Anteriormente, os funcionários que exerciam essa função, apesar de serem jornalistas, tinham passado em concurso para outros cargos. Dentre outros instrumentos necessários para estruturar a comunicação em busca de um contato maior com o cidadão sobre o trabalho da Casa, o diretor citou a TV Legislativa e o site, pioneiros no Brasil em termos de Poder Legislativo no âmbito estadual. Em 2002 foi realizado o primeiro concurso para relações públicas.

Ao longo dos anos, a área de comunicação foi se especializando e se aprimorando. Atualmente, a Diretoria de Comunicação é dividida em jornalismo, mídias digitais, cerimonial, comunicação visual e publicidade. O objetivo é buscar o diálogo com vários públicos, permitindo a participação democrática, a interatividade e a transparência de informações.

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Superintendência de Comunicação Institucional