AUDIÊNCIA PÚBLICA

Reclassificação de abono nos centros de saúde será discutida na Câmara

PBH fez estudo sobre critérios de risco que servem de base a abono

segunda-feira, 8 Setembro, 2014 - 00:00
PBH fez estudo sobre critérios de risco que servem de base a abono - Foto: Mila Milowski

PBH fez estudo sobre critérios de risco que servem de base a abono - Foto: Mila Milowski

A reclassificação do Abono de Fixação das Unidades Básicas de Saúde de Belo Horizonte será discutida em audiência pública na próxima quarta feira (10/9), às 9h, no Plenário Amynthas de Barros, pela Comissão de Saúde e Saneamento. Os profissionais de saúde têm direito a um abono de estímulo à sua fixação nas unidades, de acordo com uma classificação que vai de A (sem abono) a D: os critérios utilizados atualmente são distância das unidades da região central e vulnerabilidade social da área onde cada centro se localiza. Recentemente, a Prefeitura fez um estudo e reclassificou os postos, rebaixando a classificação de alguns deles. O vereador Dr. Nilton (Pros), que solicitou o debate, deseja explicações sobre os critérios utilizados.

Segundo informações do gabinete do parlamentar, algumas unidades cuja classificação foi rebaixada não tiveram mudança nos critérios básicos, como distância e vulnerabilidade, e a intenção é entender os motivos dessa reclassificação. A alteração ainda não está em vigor, e as informações sobre ela foram passadas por profissionais das unidades, e não pela Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 27/5, foi promovida uma audiência pública sobre a clareza dos critérios de classificação de risco dos centros de saúde do Município. O estímulo começou a ser pago em 2006 por conta da falta de profissionais em alguns postos, mas a população e os profissionais pediram maior clareza e revisão dos critérios.

Foram convidados para o evento representantes da Secretaria Municipal de Saúde; conselhos Municipal de Saúde e distritais de Saúde Nordeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Pampulha, Venda Nova e Oeste; Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte  (Sindibel); Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG); distritos sanitários Barreiro, Centro-Sul, Leste, Nordeste, Norte, Pampulha, Oeste, Venda Nova e Noroeste.

Superintendência de Comunicação Institucional