CÂMARA MIRIM

Mesa Diretora toma posse e estudantes votam propostas

Em pauta, acessibilidade em escolas e música na grade curricular

quarta-feira, 17 Setembro, 2014 - 00:00
Vereadores mirins tomam posse e votam propostas

Vereadores mirins tomam posse e votam propostas

Os 41 vereadores mirins eleitos pelo Projeto Câmara Mirim votaram nesta quarta-feira (17/9), durante a 7ª sessão, proposições anteriormente discutidas, dentre projetos de lei, emendas e indicações. Também tomaram posse os três componentes da Mesa Diretora: presidente, vice-presidente e secretária. O Câmara Mirim é promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Belo Horizonte desde 2008, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), e busca formar cidadãos conscientes e politicamente críticos para serem agentes transformadores na sociedade. Alunos do 3º ciclo do ensino fundamental de dez escolas municipais participam do projeto.

“Nosso projeto tem todo um planejamento didático, nós trabalhamos a educação para a cidadania. Não estamos formando vereadores, mas cidadãos”, afirmou o coordenador do projeto, Sulavan Fornazier. Para viabilizar tal objetivo, são realizadas ao longo do ano atividades mensais como debates, aulas de conteúdo legislativo e palestras sobre temas específicos, além das sessões para recomendar, debater e aprovar proposições.

Votação

A sessão desta quarta-feira (17/9) ocorreu no Plenário Amynthas de Barros, mesmo palco das reuniões plenárias oficiais do Parlamento Municipal. As proposições também foram registradas no painel eletrônico e os vereadores mirins puderam usar o microfone para debater as propostas, como no “pinga fogo” do Plenário. Dentre as proposições, o vereador mirim Leandro Bauer defendeu uma emenda ao projeto de lei sobre acessibilidade nas escolas, que foi aprovada. Já a vereadora Yara Lopes considerou importante incluir música na grade curricular normal. Ao todo, foram aprovadas 16 propostas de 20 votadas, dentre projetos, respectivas emendas e indicações.

No dia 15 de outubro haverá uma nova sessão para votar o restante das proposições. Posteriormente, as 10 propostas mais votadas serão encaminhadas para a Comissão de Participação Popular da Câmara Municipal que, após análise de viabilidade, poderá apresentá-las, em nome do colegiado, para tramitação no Legislativo Municipal como projetos de lei ou indicações.

Mudança

Todos os alunos entrevistados destacaram a mudança de visão política vivida por eles no decorrer do projeto. O presidente eleito, Willian Júnio Moreira Souza, de 15 anos, aluno da Escola Municipal Anne Frank, contou que descobriu o quanto se tem que ler e estudar para debater e votar propostas. Ele também foi o vencedor do concurso nacional de redação sobre a vida de Anne Frank, adolescente judia vítima do nazismo, concorrendo com 180 alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas de Belo Horizonte, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.

“Estou aprendendo muito, principalmente sobre como lidar com a política. Eu era influenciada pela TV, e achava que todos os políticos eram corruptos. Aqui eu vi que é feito um trabalho e as pessoas não dão valor, porque só enxergam os pontos negativos da política”, salientou a vice-presidente da Mesa Diretora, Carolina Stephanie Cardoso Pires, de 13 anos, que estuda na Escola Municipal Francisco Magalhães Gomes. A opinião foi compartilhada pela secretária da Mesa, Andreza Conceição Carneiro, também de 13 anos e aluna da Escola Municipal Cônego Cerqueira.

Assista aqui à sessão na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional