AUDIÊNCIA PÚBLICA

Feira de artesanato da Avenida Bernardo Monteiro será tema de reunião

Em novo endereço desde março de 2013, comerciantes reivindicam retorno ao ponto tradicional da feira

segunda-feira, 29 Setembro, 2014 - 00:00
Feira da Bernardo Monteiro será tema de audiência

Feira da Bernardo Monteiro será tema de audiência

O funcionamento da feira de artesanato Espaço da Cidadania, localizada na Avenida Bernardo Monteiro, no Bairro Santa Efigênia, será tema de audiência pública da Comissão de Administração, na próxima quarta-feira (1º/10), às 9h, no Plenário Helvécio Arantes. Antes localizada entre a Avenida Alfredo Balena e a Rua Padre Rolim, a feira foi transferida em março de 2013 para o quarteirão entre a Avenida Brasil e a Rua Timbiras. Os feirantes encabeçaram abaixo-assinado, reivindicando discutir com o poder público o retorno da feira ao espaço original, devido à boa aceitação do artesanato pela antiga clientela. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil, o motivo da mudança foi o risco iminente de queda de galhos das árvores Fícus Centenários no local.

Colhendo cerca de 240 assinaturas, os artesãos solicitaram à presidência da Câmara Municipal a realização da audiência, com a convocação da Prefeitura e representantes da categoria de trabalhadores autônomos, para buscar uma solução para o problema. Segundo os feirantes, o espaço anterior permanece disponível e sem qualquer impedimento.

No abaixo-assinado, os artesãos, inseridos no Programa Social da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania (SMADC), reivindicam o retorno ao local de origem, onde afirmam manter relação direta e de parceria com o público, oriundo da região hospitalar e formado por comerciários, satisfeitos quanto ao preço e qualidade do artesanato.

Posição da PBH

Segundo a PBH, atendendo a exigência dos artesãos, a SMADC assumiu a responsabilidade de manter a feira no Bairro Santa Efigênia. Porém, deparou-se com especificidades da região, área hospitalar que comporta vários serviços, lojas e prédios residenciais, salientando que a permanência da feira poderia ocasionar problemas quanto à fluidez do trânsito.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou, por sua vez, sobre a inviabilidade de retorno dos artesãos ao local, devido à ocorrência frequente de queda de galhos das árvores Fícus. De acordo com a SMMA, embora observe-se uma drástica diminuição na infestação pela mosca-branca-de-ficus, a situação das árvores se agravou nos últimos tempos, sugerindo a possibilidade de ocorrência de outros problemas, que vêm sendo investigados pela Fundação Oswaldo Cruz.

A SMADC reconhece que o atual espaço não apresenta o mesmo potencial de venda e visita se comparado ao antigo endereço, onde a feira esteve presente por mais de onze anos. Todavia, entende que a região não oferece boas alternativas, aguardando, portanto, a conclusão do trabalho da SMMA, responsável pela manutenção, monitoramento e tratamento da área do fícus, e a liberação do antigo endereço, viabilizando, assim, o retorno da Feira Espaço da Cidadania para o canteiro central – Fícus.

Foram convidados para a audiência representantes da BHTrans, Secretaria Municipal de Políticas Sociais, Secretaria Adjunta de Administração Regional Municipal Centro-Sul, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Defesa Civil e feirantes.

Superintendência de Comunicação Institucional